publicidade

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo..

Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo…

O aforismo grego que está escrito na entrada do templo de Delfos foi construído em honra a Apolo, o Deus grego do sol, da beleza e da harmonia. A frase é relacionada ao filósofo Sócrates, mas alguns atribuem a autoria a Tales de Mileto, o consenso é que a sua utilização remete ao autoconhecimento e a busca constante por evolução.



O significado é que o primeiro passo para o conhecimento de si mesmo é por meio do verdadeiro encontro com os nossos sentimentos e emoções.

Ou seja, a base para entendimento das ações e da sociedade que nos rodeia é aquilo que conhecemos sobre a nossa essência. De como interagimos com o mundo e nos relacionamos com outras pessoas.


Sucesso

Em recente matéria da revista EXAME, intitulado: “Pare de se enganar: O sucesso pede Autoconhecimento”. O Prof. Robert Kaplan afirma que para se chegar ao sucesso é necessário o desenvolvimento pessoal e controle das emoções. No texto o professor relata que “temos ‘pontos cegos’, ou seja, características pessoais das quais não temos conhecimento, mas que são evidentes para quem nos observa.” É importante salientar que na reportagem o professor afirma que em mais de 20 anos de carreira não conheceu uma só pessoa que não precisasse de ajuda durante algum tempo.

Esses “pontos cegos” também podem ser o que alguns autores chamam de “sabotadores”. Ou seja, ações ou atitudes que temos no dia a dia e que fazem com que sejamos “sabotados” por nós mesmos. São exemplos de comportamentos de ‘autossabotagem’: Procrastinação, preguiça, orgulho, insegurança, entre outros.


A boa notícia é que podemos tratar e entender quem são os nossos sabotadores assim como devemos trabalhar com eles para que possamos alcançar os resultados que pretendemos. É isso mesmo… precisamos trabalhar com eles porque fazem parte de quem somos, não vamos eliminá-los, mas sim identificá-los e atender às suas expectativas de uma outra forma.


Autoconhecimento

Por isso o Autoconhecimento é o caminho natural de encontro e equilíbrio entre as nossas necessidades e os sentimentos que veem do inconsciente. É comum relacionarmos as nossas emoções ao coração, e a razão a nossa mente. Fazemos isso para ilustrar a eterna metáfora entre Consciente e Inconsciente e assim conseguirmos encontrar sentido nas ações que realizamos dia a dia.


É preciso realizar um encontro entre a voz do coração e a da mente, entre o consciente e o inconsciente. Estabelecer um diálogo interno que seja justo e adequado aos nossos valores e assim chegar às portas do autoconhecimento.

Sri Prem Baba em seu livro ‘Amar e ser Livre’ propõem: “O autoconhecimento deve estar em primeiro lugar. É preciso tomar consciência dos nossos mecanismos de defesa, das nossas carências e maldades. Porque, assim, iniciamos a purificação desses aspectos do nosso sistema. Dessa maneira, poderemos ouvir com mais clareza o que o coração tem a nos dizer”.


E você, o quanto se conhece?

Você já consegue identificar que realiza determinadas ações que não são positivas ou que por meio delas não irá conseguir os resultados que espera para a sua vida?

Os seus sabotadores já estão identificados e podem ser trabalhados para começar a atuar, no sentido de uma vida plena e realizada como você sempre sonhou?

Se a resposta a essas perguntas for positiva, Parabéns!! Você já está no processo de autoconhecimento e autoconsciência e logo começará a sentir os efeitos da decisão de ir por esse caminho.

Agora se ainda não tem essas respostas e acredita que pode alcançar resultados melhores que os que surgem no dia a dia, é nesse momento em que reunimos motivação para iniciarmos essa descoberta de si mesmo.

Posso lhe garantir que os primeiros passos são aqueles mais importantes nessa jornada, mas não serão os únicos. A partir do momento que inicia-se essa caminhada os nossos comportamentos vão sendo alterados e os resultados vão aparecendo de acordo com os obstáculos que vamos superando.

Não é um processo rápido, fácil ou sem sofrimento. Estamos falando de um momento de descoberta, de um tesouro há muito tempo perdido, enterrado sobre muitas camadas de amargura e ressentimento, por não ter realizado determinadas ações.

Entretanto, ao vencer cada etapa, um novo caminho se abre à sua frente e os resultados vão sendo melhores que você imaginou. Ou melhor, os resultados vão sendo aqueles que você sempre sonhou.

_______________

Direitos autorais da imagem: everst / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.