Conhecer a si mesmo verdadeiramente é a habilidade mais importante que alguém pode possuir



Quando sabemos quem somos e temos o conhecimento do que precisamos fazer na vida, nós nos sentimos mais confiantes e entendemos o nosso propósito.

Não ficamos felizes com os obstáculos, mas a verdade é que a vida seria sem graça se não tivéssemos que passar por situações de erros e acertos.

Afinal, são eles que permitem que a gente cresça, crie a maturidade e tenha o conhecimento para escolher o melhor caminho que devemos seguir.

Confira as dicas que me ajudam na minha caminhada a me conhecer melhor e que podem inspirar você a encontrar o seu verdadeiro eu.

Desfrute a sua companhia

Você não deve e não será capaz de se conhecer até ficar sozinho contemplando a sua própria companhia. Muitas pessoas não se conhecem porque qualquer tipo de silêncio as assusta. Elas simplesmente não sabem viver sozinhas.

Avalie a si mesmo e seja completamente sincero nas suas qualidades e limitações, até que seja capaz de ver todas as faces da sua vida.


Perceba quem você realmente é, não quem deseja ser

Eu imagino que você já tenha uma ideia de quem você quer se tornar. Assim como, quem as pessoas projetam que você seja. Por isso, é tão importante saber quem você realmente é. 

Quando você sabe quem você é, finalmente saberá onde você e seus dons específicos se encaixam no mundo.


Conheça as suas habilidades

Este pode ser o passo mais difícil no processo de encontrar quem você é, mas um dos mais necessários. Claro, é preciso erros e acertos para conhecer as suas habilidades, encontrar verdadeiramente no que você é bom e não é.

Para isso, você não deve desistir antes de tentar muitas vezes. Lembre-se: saber quando parar é uma tarefa que você também precisará aprender.


Descubra pelo que você é apaixonado

Seguir uma paixão é uma coisa maravilhosa e você precisa prestar atenção, porque indica uma área da vida que deve desenvolver mais. 



Se estamos falando de seguir sua paixão no trabalho, é uma coisa boa. E se estamos falando de ter mais paixão pela vida, é uma melhor ainda. 

A paixão produz esforço e o esforço contínuo produz resultados.


Peça feedback

Se você não se conhece verdadeiramente, ouvir o que os outros têm a dizer sobre você é uma prática útil. Faça-lhes duas perguntas simples: “que pontos fortes você acha que eu preciso desenvolver melhor?”, “quais fraquezas você acha que eu preciso trabalhar?” É claro que a opinião deles não será perfeita, mas o feedback deles provavelmente indicará algumas áreas pelas quais você deverá pelo menos dar uma segunda olhada. 

Este passo é especialmente importante para aqueles que estão demorando em se encontrar. Às vezes, as pessoas mais próximas a nós podem ver algo que não conseguimos ver em nós mesmos.


Avalie seus relacionamentos

Um grande aspecto de conhecer a si mesmo pode ser encontrado em seus relacionamentos. Quando você percebe que nunca conhecerá verdadeiramente ninguém, até que você se descubra, a importância de conhecer a si mesmo se torna ainda mais evidente. 

Esta verdade é especialmente real para os líderes empresariais, porque se você não conhece as pessoas da sua equipe, então você não será um bom líder. 

Lembre-se: esta regra se aplica a qualquer relacionamento em sua vida. Tanto quanto você precisa conhecer a si mesmo, outras pessoas também precisam saber quem você é.


Direitos autorais da imagem de capa: Daniel Schaffer on Unsplash.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.