publicidade

Conhecimento e sabedoria são uma dupla perfeita, quando caminham juntos!

Você se considera uma pessoa com muito conhecimento ou com muita sabedoria?

Alguma vez já parou para refletir sobre isso? Mas afinal, qual a diferença existente entre essas duas palavras?



Apesar das pessoas pensarem que são iguais, conhecimento e sabedoria são coisas bem distintas.

Os termos, “conhecimento” e “sabedoria”, amiúde são utilizados com o mesmo sentido, o que traz muitas interpretações que geram dúvidas e que são até errôneas. 

Quando pensamos em inteligência, ligamos diretamente ao conceito de conhecimento. A característica de uma pessoa inteligente pode ser definida como a capacidade humana de raciocinar, compreender ideias e linguagens, resolver alguns problemas, aprender algo.


O conhecimento pode ser definido como o acúmulo de experiências, é o conjunto de informações, experiências e aprendizados que adquirimos do mundo exterior e no decorrer da vida.

Em contrapartida, a sabedoria é algo mais profundo, ela é a soma da inteligência e conhecimento.

É o uso da inteligência que visa um crescimento espiritual, é o entender sobre a vida, sobre si mesmo, é um autoconhecimento, e isso gera uma compreensão maior em relação aos demais e, consequentemente, um melhor convívio. Para compreender a alma humana é necessário que primeiro possamos aprender a entender a nossa própria essência. Conhecer os sentimentos, emoções, crenças, valores, medos, dramas, sonhos e possibilidades, também abre a nossa percepção sobre o outro e aquilo que este pensa e sente.

A sabedoria compõe-se justamente pelo fato de uma pessoa conseguir manter sua serenidade diante do inesperado. A sabedoria está no modo como utilizamos nossos conhecimentos, de forma prática, para tornar nossa vida mais equilibrada, coesa e prazerosa. Entenda que para uma pessoa ter sabedoria não basta ser expert em determinados assuntos, recitar trechos de livros importantes ou estar atualizado sobre as manchetes dos principais jornais do mundo. O sábio mostra-se nos momentos de dificuldade e dúvida, quando revela que, do que viu, sentiu e viveu, conquistou respostas e aprendizados capazes de guiá-lo pelos melhores caminhos.


Ter sabedoria é algo que está diretamente ligado ao equilíbrio, está em conhecer e saber aproveitar tudo que aprendemos ao longo de nossa vida, está nas reflexões que fazemos e na capacidade de transformar conhecimentos teóricos em práticas efetivas e positivas.

Conhecimento e sabedoria são uma dupla perfeita, quando caminham juntos. Porém, não se enganem, muitos conhecedores podem não ter nenhuma sabedoria e, também os sábios, podem não dispor de grandes conhecimentos.

Por isso, busque aprendizados que o tornem uma pessoa melhor, que aumentem a sua sabedoria e, mais que acumular erudição, procure ampliar sua visão crítica e a sua percepção em relação ao mundo e aos demais. Com o tempo você verá que, a sabedoria não é o ponto de chegada, mas sim o caminho para ir sempre um pouco mais além.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.