Consagração de fé e devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

6min. de leitura

Conheça a história da devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e aprenda uma poderosa consagração a ela!



A Virgem Maria possui diversos títulos dados pelos fiéis, um deles é o de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e sua história é muito interessante. Vamos antes falar sobre o significado do título. Ele foi escolhido como um gesto de gratidão pela atenção perpétua de Maria a todos nós. Perpétuo Socorro significa que Maria está sempre pronta para nos socorrer e apoiar. Ela é Mãe de todos nós e nunca nos deixa desamparados.

A história de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aconteceu no século XV. Nessa época, um comerciante roubou uma pintura da santa de uma igreja da ilha de Creta, na Grécia. Ele queria vender a imagem em Roma mas, durante a viagem de navio, enfrentou uma grande tempestade. Depois disso ele adoeceu e se arrependeu do ato, e morreu, mas antes pediu para um amigo levar a imagem para uma igreja, para que pudesse ser contemplada por fiéis.

A esposa de seu amigo não quis se desfazer da pintura, e depois que ela ficou viúva, Nossa Senhora apareceu à sua filha, de 6 anos, e pediu-lhe para colocar a pintura de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na igreja de São João de Latrão ou na de Santa Maria Maior. A menina obedeceu e, em 27 de março de 1499, a imagem foi recebida na igreja de São Mateus, onde ficou por mais de 300 anos.


No século XVIII, porém, Roma foi invadida por franceses, que destruíram a igreja de São Mateus, e dessa vez a pintura foi levada para um lugar secreto, pelos agostinianos.

Por 30 anos, a obra ficou esquecida, mas um dos monges, devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, contou a história da pintura a um coroinha, antes de falecer, e esse jovem, que depois veio a se tornar padre redentorista, ajudou a reencontrar a imagem para colocar na Casa-Mãe construída pelos redentoristas.

Em 1866, o papa Pio IX tornou os redentoristas os guardas oficiais da imagem e disse a eles para tornar a devoção conhecida em todo o mundo, foi então que milhares de cópias da imagem de Nossa Senhora segurando Jesus com os arcanjos Gabriel e Miguel flutuando, como todos conhecemos, foram distribuídas. Até hoje ela pode ser encontrada e reconhecida no mundo todo.


Depois do desígnio do papa, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tornou-se a padroeira dos redentoristas; sua festa é celebrada no dia 27 de junho.

A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é o quadro bizantino mais venerado em todo o mundo.

Que história incrível!

Se você é devoto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nós lhe trouxemos uma consagração de fé e devoção a ela, que pode ser feita sempre que precisar de um socorro maternal.

Consagração à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ó Mãe do Perpétuo Socorro,
diante de Vosso Bondoso olhar,
me coloco humildemente,
recorrendo como filho
à Vossa Maternal bondade.

Vós sois meu refúgio, esperança
e proteção.

Atendei, ó Rainha, ao desejo que tenho
de possuir o Amor Eterno,
a graça de Deus Pai,
a Salvação para minha alma
e para a vida daqueles por quem suplico.

Dai-me sempre a graça de seguir Jesus
na família dos filhos
do Divino Pai Eterno,
nas virtudes e na santidade de vida.

Recebei, ó Rainha Santíssima,
minhas preces e necessidades,
elevando o meu coração ao Vosso Filho,
meu Senhor e Redentor.

Consagro a Vós meus olhos, para que
sejam a lâmpada de minha alma;
meus ouvidos, para que estejam sempre
atentos aos apelos do Evangelho;
minha boca, para que sempre proclame
que sois a luz do meu viver.

Consagro a Vós, ó Mãe incomparável,
minha alegria e minha dor,
minha mente e meu coração,
minha vida e minha morte
no desejo da eternidade sem fim.

Consagro todo meu ser a Vós,
Ó Mãe do Perpétuo Socorro,
carregando a minha cruz
e renunciando a todo mal.

Amém!

Compartilhe essa consagração com os amigos nas redes sociais!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.