Consciência: conheça a bússola para o seu crescimento pessoal

Quando a consciência é pouco desenvolvida, não importa quantos erros sejam cometidos ou quantas ideias de desenvolvimento pessoal sejam vistas, não conseguimos melhorar.

Existem várias ideias e hábitos de desenvolvimento pessoal que nos ajudam a viver melhor. Desde linguagens do amor para relacionamentos até técnicas de disciplina, há maneiras para melhorar tanto o aspecto pessoal quanto profissional. O problema é que muitas destas soluções são apenas admiradas à distância. Vemos as novidades, achamos muito bom e depois continuamos da mesma maneira.

A princípio, todos desejamos a felicidade, mas nem sempre estamos prontos para crescer, nem sempre estamos conscientes. Quando a consciência é pouco desenvolvida, não importa quantos erros sejam cometidos ou quantas ideias de desenvolvimento pessoal sejam vistas, não conseguimos melhorar.

Caso você esteja se perguntando o que é, de fato, a consciência, pense nela como a habilidade de perceber:

  • o seu próprio corpo
  • pensamentos
  • emoções
  • ações
  • o ambiente ao seu redor
Enfim, a consciência consiste na capacidade de estar atento a algum aspecto da realidade. Considerando que existem vários graus de atenção, é possível que num determinado momento não tenhamos o nível de consciência necessário para crescer, ainda que a oportunidade esteja à nossa frente.

A importância da consciência vai muito além, pois estamos falando de uma bússola para o seu crescimento pessoal. É a sua consciência que dirá o que a você o que escolher. Ninguém sabe o que você passa, sente, pensa e faz 24 horas por dia. Logo, o único que sabe o que é melhor para você é você mesmo. Ter uma bússola pessoal traz uma sensação incrível de liberdade, pois todas as respostas que procurava lá fora, estão agora com você.

Comece a desenvolver a sua consciência

O primeiro passo é aceitar que, se nada mudou, então existem coisas que você precisa aprender.

Por exemplo, se você já leu um livro inteiro sobre como gerenciar o seu tempo e continua com dias improdutivos, então existe uma peça no quebra-cabeças que está faltando. Isto significa que não basta conhecer ferramentas de desenvolvimento pessoal para usá-las. Se não consegue promover mudanças em uma área da sua vida, mesmo sabendo das soluções, então há outras ideias e hábitos que você precisa compreender antes de progredir.

Caso a peça que falta do quebra-cabeças seja um mistério, não se preocupe. À medida em que se tornar mais atento, a sua consciência encontrará a resposta. Sim, a resposta está com você!

Você pode aprimorar a sua consciência com tarefas simples do dia a dia e, depois, expandir para contextos mais complexos como relacionamentos, trabalho e a sua própria mente.

Procure escolher uma atividade rotineira, com a qual esteja tão acostumado que nem repare mais. O que tinha no seu almoço, algum detalhe do caminho de casa para o trabalho, o cheiro da grama após cortá-la, o que ia pegar na geladeira.

Estes são exemplos de como praticar a sua atenção. Parece simples demais, não é? Mas tais situações exigem níveis básicos de consciência para serem percebidas. E não se assuste se a sua mente o puxar para um redemoinho de pensamentos, dificultando as suas boas intenções. Afinal este é o padrão natural, desviar o foco do momento presente para lembrar do passado ou imaginar o futuro.

A boa notícia é que alguns minutos de consciência já são suficientes para criar um espaço de “respiro” e permitir uma visão mais clara do que está diante de você. Basta um pouco mais de paciência e a sua bússola ficará cada vez mais precisa.

Participe da discussão

Você se lembra de algum momento em que estava completamente desatento, algo como esquecer as horas, logo após olhar o relógio? Já chegou a ver uma solução e, ainda assim, não fez nenhuma mudança? Conte aqui nos comentários.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: piksel / 123RF Imagens



Deixe seu comentário