publicidade

Consciência: conheça a bússola para o seu crescimento pessoal

Quando a consciência é pouco desenvolvida, não importa quantos erros sejam cometidos ou quantas ideias de desenvolvimento pessoal sejam vistas, não conseguimos melhorar.

Existem várias ideias e hábitos de desenvolvimento pessoal que nos ajudam a viver melhor. Desde linguagens do amor para relacionamentos até técnicas de disciplina, há maneiras para melhorar tanto o aspecto pessoal quanto profissional. O problema é que muitas destas soluções são apenas admiradas à distância. Vemos as novidades, achamos muito bom e depois continuamos da mesma maneira.



A princípio, todos desejamos a felicidade, mas nem sempre estamos prontos para crescer, nem sempre estamos conscientes. Quando a consciência é pouco desenvolvida, não importa quantos erros sejam cometidos ou quantas ideias de desenvolvimento pessoal sejam vistas, não conseguimos melhorar.

Caso você esteja se perguntando o que é, de fato, a consciência, pense nela como a habilidade de perceber:

  • o seu próprio corpo
  • pensamentos
  • emoções
  • ações
  • o ambiente ao seu redor

Enfim, a consciência consiste na capacidade de estar atento a algum aspecto da realidade. Considerando que existem vários graus de atenção, é possível que num determinado momento não tenhamos o nível de consciência necessário para crescer, ainda que a oportunidade esteja à nossa frente.

A importância da consciência vai muito além, pois estamos falando de uma bússola para o seu crescimento pessoal. É a sua consciência que dirá o que a você o que escolher. Ninguém sabe o que você passa, sente, pensa e faz 24 horas por dia. Logo, o único que sabe o que é melhor para você é você mesmo. Ter uma bússola pessoal traz uma sensação incrível de liberdade, pois todas as respostas que procurava lá fora, estão agora com você.


Comece a desenvolver a sua consciência

O primeiro passo é aceitar que, se nada mudou, então existem coisas que você precisa aprender.

Por exemplo, se você já leu um livro inteiro sobre como gerenciar o seu tempo e continua com dias improdutivos, então existe uma peça no quebra-cabeças que está faltando. Isto significa que não basta conhecer ferramentas de desenvolvimento pessoal para usá-las. Se não consegue promover mudanças em uma área da sua vida, mesmo sabendo das soluções, então há outras ideias e hábitos que você precisa compreender antes de progredir.

Caso a peça que falta do quebra-cabeças seja um mistério, não se preocupe. À medida em que se tornar mais atento, a sua consciência encontrará a resposta. Sim, a resposta está com você!


Você pode aprimorar a sua consciência com tarefas simples do dia a dia e, depois, expandir para contextos mais complexos como relacionamentos, trabalho e a sua própria mente.

Procure escolher uma atividade rotineira, com a qual esteja tão acostumado que nem repare mais. O que tinha no seu almoço, algum detalhe do caminho de casa para o trabalho, o cheiro da grama após cortá-la, o que ia pegar na geladeira.

Estes são exemplos de como praticar a sua atenção. Parece simples demais, não é? Mas tais situações exigem níveis básicos de consciência para serem percebidas. E não se assuste se a sua mente o puxar para um redemoinho de pensamentos, dificultando as suas boas intenções. Afinal este é o padrão natural, desviar o foco do momento presente para lembrar do passado ou imaginar o futuro.

A boa notícia é que alguns minutos de consciência já são suficientes para criar um espaço de “respiro” e permitir uma visão mais clara do que está diante de você. Basta um pouco mais de paciência e a sua bússola ficará cada vez mais precisa.

Participe da discussão

Você se lembra de algum momento em que estava completamente desatento, algo como esquecer as horas, logo após olhar o relógio? Já chegou a ver uma solução e, ainda assim, não fez nenhuma mudança? Conte aqui nos comentários.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: piksel / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.