Contemplação na natureza: entenda os 6 benefícios surpreendentes dessa prática!

A contemplação natural é uma prática que consiste em passar um tempo de qualidade todos os dias conectado à natureza, praticando o aterramento.

Essa prática está se tornando mais popular, à medida que foi provado que melhora nossa saúde mental, física e espiritual.

Esse tempo diário com a natureza nos ajuda a ancorar nossas vidas, aprender a viver no momento presente e nos tornar conscientes sobre tudo o que acontece ao nosso redor. Os benefícios são infinitos para nossas mentes, almas e corpos.

Não precisamos necessariamente ir à algum parque ou floresta todos os dias para ter nosso tempo na natureza. Podemos ficar em nosso quintal ou outro lugar, sem distrações, que nos proporcione um sentimento de paz e tranquilidade.

Ao tornar essa prática uma rotina, você se beneficiará dessas 6 maneiras:

1. Mindfulness melhorada

A natureza é um dos ambientes mais poderosos com os quais podemos nos conectar. Ela nos ajuda a trabalhar a atenção e o foco dirigido. Ao nos sentarmos em meio ao verde, observando a imensidão de tudo ao nosso redor, nós nos permitimos simplesmente “ser”.


2. A oportunidade de desconexão

É difícil encontrar um momento de desconexão em nosso mundo cada vez mais tecnológico, mas a natureza nos permite esse prazer tão necessário. Por mais que a desconexão da realidade seja difícil, a contemplação nos oferece a liberdade que precisamos para recarregar nossas energias e nos renovar.


3. Consciência profunda com a natureza

No início de sua prática, você não estará completamente consciente do ambiente ao seu redor, será um período de acomodação e adaptação. Mas conforme for aprofundando a conexão com a natureza, você, naturalmente, começará a notar os pequenos detalhes de seu ambiente natural. Com o tempo, poderá identificar a fauna, a flora e até mesmo as cores das folhas e cheiro das flores.


4. Níveis de estresse reduzidos

Estudos científicos mostram que nos sentimos positivos em meio à natureza porque durante a evolução da espécie, ela costumava ser o nosso lar. Alguns dos benefícios da proximidade da natureza incluem menores níveis de estresse, menor pressão arterial, menor atividade nervosa simpática.


5. Melhora do humor

A natureza tem o poder natural de elevar nossas vibrações e melhorar nosso humor. De fato, um estudo descobriu que as pessoas que passam tempo na natureza são menos ansiosas e mais positivas, em comparação àquelas que passam mais tempo em ambientes urbanos.


6. Maior criatividade

Durante o tempo de contemplação na natureza, limpamos nossas mentes dos estresses cotidianos, que deixam nossos cérebros nublados. Esse tempo é importante para aliviar nossas mentes da fadiga e recuperar o foco, o que permite uma melhora significativa na criatividade.


Estes são apenas alguns dos benefícios da prática de contemplação na natureza, mas cada pessoa tem a sua própria experiência pessoal.

Esperamos que este texto o incentive a passar mais tempo ao ar livre, contemplando o que realmente importa na vida.

E se você já faz dessa uma prática diária, conte-nos através dos comentários quais são suas experiências.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: racorn / 123RF Imagens



Deixe seu comentário