Reflexão

Cortar o contato é a melhor saída quando a família é narcisista?

6 capa site Cortar o contato e a melhor saida quando a familia e narcisista

Você se sente constantemente frustrado ou negligenciado, como se não tivesse qualidades suficientes ou como se nunca conseguisse atingir os padrões de seus familiares?



Com a massificação da internet e das redes sociais, muitas pessoas passaram a compartilhar abertamente suas experiências pessoais, inclusive as negativas, buscando apoio numa comunidade virtual.

Essa globalização, mesmo mascarando o aumento da individualização, colocou em foco assuntos que nas gerações anteriores não eram mencionados, como a saúde mental, as famílias tóxicas e a necessidade de acompanhamento psicológico.

A geração de boomers (57-64 anos) e a geração X (38-56 anos) tiveram preocupações maiores, principalmente no Brasil, em sobreviver aos momentos extremos da política e da economia, com crises capazes de mutilar famílias inteiras. A fome, o analfabetismo e a ausência de direitos marcavam as relações entre as comunidades, que tentavam apenas fazer com que seus filhos pudessem ter comida e casa.


A preocupação com a forma de criação, com as diferentes pedagogias educacionais e até como a medicina se aplica no desenvolvimento infantil e, consequentemente, em como esse indivíduo será na fase adulta, surgiu com a geração Y (24-37 anos). A procura por tratamento mental, a identificação dos mais variados tipos de violência e a autonomia emocional passaram a se destacar na forma de ser e agir de muitas localidades.

Pouco se falava, por exemplo, da maneira tóxica que algumas famílias poderiam tratar seus entes queridos, principalmente os mais vulneráveis, como os filhos. A hierarquização das relações familiares pode prejudicar de maneira severa as crianças (e futuramente os adultos), que não conseguem expressar suas emoções e vontades temendo retaliações.

O afastamento do príncipe Harry e sua esposa Meghan da realeza pode até ter pegado muitos de surpresa, mas abriu caminho para a discussão da saúde mental dentro da Família Real. O racismo, como apresentado em algumas reportagens do casal, foi um dos principais motivos que colocaram a jovem Meghan numa posição de completa vulnerabilidade, levando-a a pensar em suicídio.

No Brasil, a relação tortuosa entre Gabriel Medina e sua mãe teve início público em 2020, quando o surfista começou a se relacionar com a modelo Yasmin Brunet. Em uma viagem para as Ilhas Maldivas, Simone e a namorada do filho não se deram bem, e desde então todos passaram a se alfinetar tanto em redes sociais quanto em entrevistas. A cereja do bolo veio quando os jovens decidiram se casar no Havaí às escondidas, sem o conhecimento dos pais.


Não é segredo que tanto Harry quanto Gabriel Medina se afastaram de seus familiares, mesmo que isso signifique deixar de conviver com aquela parte importante da sua vida, que esteve presente desde a sua infância. Vale lembrar que, independentemente do grau de parentesco, nenhuma relação pode se tornar abusiva e violenta, mesmo que a violência seja emocional e não chegue a um contato físico.

Caso seja necessário, buscar ajuda para tentar se livrar de relações familiares tóxicas pode ser um bom ponto de partida. Pode começar com uma terapia semanal ou aquele fortalecimento na rede de apoio, tudo para que seja possível caminhar rumo a uma independência financeira o mais rapidamente possível.

Tentar um diálogo franco e aberto também pode ser uma opção interessante, principalmente se você já tiver conversado com um terapeuta anteriormente. Expor seu ponto de vista, dizer como se sente e até mesmo tentar impor um pouco de suas vontades são pontos comuns em relações humanas, mesmo que sejam familiares.

Caso nenhuma das opções anteriores seja possível, talvez cortar laços seja a única alternativa. Por mais que a culpa apareça, lembre-se que nada é para sempre e, muitas vezes, o melhor para nossa saúde emocional, física e financeira é afastar-nos por um período. O importante é sempre buscar ajuda e conversar a respeito de qualquer assunto prejudicial e difícil com profissionais da saúde e amigos, eles sempre estão dispostos a ajudar!


Desafie sua visão! Há o rosto de um homem escondido nesta paisagem, você é capaz de encontrá-lo?

Artigo Anterior

Jovem não é convidada para o casamento da tia e faz post emocionante

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.