O Segredo

Cortar relações com familiares tóxicos é necessário, e você não precisa se sentir culpado por isso

capa Cortar relacoes com familiares toxicos e necessario e voce nao precisa se sentir culpado por isso
Comente!

Alguns relacionamentos familiares podem ser prejudiciais para a saúde emocional.

Nem todo relacionamento familiar é saudável, na verdade, muitos podem ser problemáticos e causadores de dor. Sabemos que ninguém escolhe a família em que nasce, mas o caminho é livre para quem opta por cortar relações com alguns membros. Isso pode acontecer por vários motivos, e é uma decisão muito difícil de tomar. Mas, muitas vezes, distanciar-se pode ser a única maneira de manter a sanidade e se sentir bem e em paz, além de, provavelmente, essa ser a maneira mais correta de lidar com essa situação.

Conviver com um ser humano costuma ser uma tarefa um tanto complicada para muitos, pois cada pessoa é única, teve certa criação, além de opiniões, pensamentos e sentimentos próprios, então entrar em conflito com alguém é algo completamente normal. Porém, quando se trata de alguém de fora, que não faz parte de seu convívio, com o qual não exista nenhum ligamento, costuma ser um pouco mais fácil de lidar. Difícil mesmo é quando o causador de tantos sentimentos negativos seja alguém da própria família.

Veja quatro razões para você se afastar de um relacionamento familiar prejudicial:

1.Só procuram você quando precisam de algo

Uma relação saudável com sua família lhe traz ótimos momentos de bem-estar e felicidade, alguns membros da família sempre estarão com você em todas as situações, assim irá encontrá-los dispostos para tal. Mas alguns membros da família podem estar ali para você somente porque precisam de algo em troca, então é o momento de repensar seu relacionamento com eles e decidir se são dignos ou não de fazer parte de sua vida.

2.Eles julgam você

Ninguém gosta de ser julgado, ainda mais se o julgamento for algo destrutivo, que não acrescentará em nada na sua vida. Inúmeras pessoas nos julgam o tempo todo, provavelmente, uma delas também faz parte da sua família. É considerada boa a crítica construtiva, cuja intenção é nos ajudar a melhorar em algo, sem querer nos ofender ou causar algum abalo emocional, porém alguns julgamentos da família podem ser pesados e prejudiciais tanto para sua autoestima quanto para os próprios sentimentos, então é melhor se afastar disso.

3.Fazem fofocas sobre você

Fofoca é algo comum e, muitas vezes, as pessoas fazem isso sem ao menos perceber e até sem maldade, mas chega um momento em que a fofoca pode destruir a vida de alguém e causar uma série de desconfortos. Por exemplo, você conta algo para um membro da família e, logo em seguida, está compartilhando com alguém e assim com todos que o conhecem. A melhor decisão é não lhe contar nada novamente ou se distanciar dessa pessoa por completo. O fato de você compartilhar algo pessoal não é uma abertura para alguém fofocar sobre a sua vida.

4.Manipuladores

Pessoas manipuladoras gostam de estar no controle e querem ter um tipo de poder sobre o outro. Geralmente, quando temos um membro manipulador na família, depois de insultos por algum tipo de atitude, no dia seguinte, essa pessoa pode mudar completamente seu comportamento, e esse é um dos sinais para você ficar atento. Um relacionamento saudável com a família deve ser real e constante e, quando um comportamento é alterado de uma hora para outra, é provável que essa pessoa esteja manipulando você. Ao se afastar, ela passa a tratá-lo melhor apenas para não perder o controle sobre você.

Comente!

7 razões pelas quais os pais não amam seus filhos

Artigo Anterior

“Não é o nariz que incomoda”. Disse Galisteu sobre o ataque de Mara

Próximo artigo