publicidade

Couve pode deixar seu cérebro 11 anos mais jovem, mostra estudo

A couve é uma folha presente na casa de muitos brasileiros e pode ser usada de diversas maneiras: refogadas, em sucos, farofas, tortas, sopas, enfim, ela é sempre um ótimo ingrediente para tornar nossas receitas mais gostosas, coloridas e saudáveis!



Essa folha tem grandes benefícios para nossa qualidade de vida. Confira alguns deles!

  • Nutrição, devido à presença de vitamina A e ácido fólico
  • Fonte de cálcio
  • Ação anti-inflamatória e cicatrizante
  • Falta de calorias
  • Fonte de fibras

Há outro benefício adicional que pode incentivar muitas pessoas a incorporarem a folha em sua dieta: a longevidade. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Rush, nos Estados Unidos, não apenas a couve, mas as folhas verdes no geral podem contribuir muito para a saúde de nossos cérebros, preservando a memória e as habilidades de raciocínio, à medida que envelhecemos.

“Adicionar uma porção diária de vegetais de folhas verdes à sua dieta pode ser uma maneira simples de ajudar a promover a saúde do cérebro”, disse a autora do estudo, Martha Clare Morris, ScD, epidemiologista nutricional do Rush. “Há aumentos acentuados na porcentagem de pessoas com demência, já que os grupos etários mais velhos continuam crescendo em número. Estratégias eficazes para prevenir a demência são extremamente necessárias”.

O estudo, realizado com 960 idosos americanos por um período de 2 a 10 anos, revelou que os idosos que comiam pelo menos uma porção de vegetais verdes folhosos por dia demonstraram ser 11 anos mais jovens, cognitivamente, do que aqueles que não comiam.

Os resultados ainda se mantiveram verdadeiros depois da análise de outros fatores que também influenciam na saúde do cérebro, como consumo de frutos do mar e álcool, tabagismo, hipertensão arterial, obesidade, nível de escolaridade e quantidade de atividades físicas e cognitivas.


“Os resultados do estudo não provam que comer folhas verdes retarda o envelhecimento do cérebro, mas mostra uma associação”, disse Morris. “O estudo não pode descartar outras possíveis razões para a ligação.”

O estudo foi realizado com pessoas mais velhas, portanto os resultados podem não ser os mesmos para os mais jovens. É preciso que mais pesquisas sejam realizadas para comprovar as mesmas vantagens para estes. Ainda assim, consumir folhas é sempre benéfico para nossos corpos, portanto, devemos ser mais receptivos a elas.

Você, idoso ou jovem, que tem um consumo regular de couves ou demais folhas verdes, sinta-se à vontade para comentar abaixo os benefícios que percebe em sua qualidade de vida. E não se esqueça de compartilhar o artigo com seus amigos!



Direitos autorais da imagem de capa: Shutterstock

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.