Mensagem de ReflexãoMensagens

Crenças limitantes – o sistema de crenças e valores

Crenças limitantes são resultados de interpretações negativas das experiências que vivemos. No momento que nos identificamos com uma situação ou modelo, nossas decisões sofrem influências daquele padrão, impedindo a mudança de paradigmas.



Por mais que achamos que presenciamos a realidade, ela é constituída através do nosso sistema de crenças e valores. A realidade em si é percebida através das informações que obtivemos durante nossa trajetória.

Significado de Crenças e Valores

crenças limitantes 2Segundo o Dicionário Aurélio:


O que são Crenças? São opiniões adotadas com fé e convicção.

O que são Valores? São as normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe, sociedade; etc.

A partir do entendimento que percebemos a realidade através de como interpretamos nossas experiências, podemos investigar através do Autoconhecimento, e nos conscientizar que um comportamento negativo tem por trás, um condicionamento mental gravado, e reforçado a cada vez que nós confirmamos a crença como verdadeira.

A criação dos pais insere crenças e valores aos filhos


Sofremos  condicionamentos desde a infância por parte dos pais, com o método de educação ensinada  com base nas suas próprias experiências de vida.

Isso é natural e inevitável, pois eles querem transmitir o que julgam correto na visão de suas crenças. Muitas vezes os pais criam seus filhos baseado no medo, ameaça, e com crenças limitantes em relação a vários fatores na vida. A distorção é criada a partir da identificação com essas informações vivenciadas.

Os fatores externos e experiências reforçam as crenças limitantes

Durante nossa trajetória, buscamos referências em nossas experiências, como forma de nos moldar na melhor maneira ao ambiente que vivemos, e da maneira mais confortável possível, nos alinhando com a sociedade e seu padrão de consumo, controle, trajes, maneiras de se expressar, e crenças sobre diversos assuntos.


Tudo isso é uma adaptação que fazemos ao ambiente de forma muitas vezes inconsciente, e aí que mora o problema. O discernimento sobre o que devemos aceitar como “verdade” definirá o limite que podemos alcançar em todas as áreas na vida.

A dificuldade na percepção das crenças limitantes

A maior dificuldade em identificar as crenças limitantes que nos movem, são a auto sabotagem, vitimização, e a defesa do Ego, que tenta lhe provar que seus pensamentos e sentimentos destrutivos são corretos e engessados em sua personalidade.

Portanto, é essencial que se identifique a raiz das crenças limitantes e como alterá-las para que sua realidade seja transformada.


“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”. Henry Ford.

Enxergue-se de fora dos condicionamentos

crenças limitantes 4Podemos ter consciência de nossas crenças limitantes em relação ao bem pessoal, profissional e nos relacionamentos a partir de uma visão independente das respostas que chegam automaticamente através dos pensamentos.

Não somos nossos pensamentos, e sim o criamos com base na interpretação de nossas experiências, e se repetem como forma que o cérebro tem de solucionar um problema sempre por um caminho já percorrido.


Crie novas possibilidades através de uma mudança de percepção interior. A lei da Atração nada mais é que um imã que atrai o que você sente e pensa. As pessoas zelam pelos seus bens materiais, seus carros, seus imóveis, seus bichos de estimação, mas esquecem de zelarem por si próprios através dos seus pensamentos e sentimentos que geram o comportamento negativo.

A mudança ao nosso redor acontecerá somente quando mudarmos nosso Sistema de crenças e valores, dando oportunidade a nós mesmos de evoluirmos em consciência e atitudes. A Reprogramação Mental é uma maneira que temos para facilitar o processo de libertação de vícios de pensamentos e crenças limitantes.

O que podemos aprender quando estamos na merda

Artigo Anterior

Azul: cor da calma, tranquilidade e fé

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.