Pessoas inspiradoras

Criança de 9 anos, que trabalhava como engraxate para sustentar a família, recebe R$ 129 mil e começa a estudar!

Depois de comover a web com sua história de vida, o menino e sua família receberam uma poderosa ajuda e vivem uma nova realidade!



Milhares de crianças no mundo não têm a oportunidade de frequentar a escola porque precisam ir para as ruas todos os dias para tentar ganhar dinheiro e ajudar a levar o sustento para sua casa.

Esse é o caso do angolano Fred, de 9 anos. Ele nasceu em uma família muito pobre, que passa por necessidades, e teve de começar a trabalhar muito cedo. Sua história poderia ser como muitas outras, mas felizmente um anjo em forma de mulher cruzou o seu caminho e fez uma mobilização para transformar a sua realidade.

Fabiana Vieira, cofundadora da ONG Atos Angola, contou, através do Instagram, que encontrou Fred na rua, aleatoriamente. O menino, muito tímido, estava se escondendo do sol em um poste, procurando sapatos para engraxar e conseguir algum dinheiro.


Ela se aproximou para saber mais sobre ele e se emocionou com a forma como ele a tinha olhado. Imediatamente, ela lhe comprou comida, pois ele não comia havia dois dias. O menino ainda lhe contou que precisava caçar ratos para alimentar a família.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@fabianavieira0.

Muito tocada com essa situação, ainda lhe perguntou se poderia levá-lo para casa, pois queria dar comida a toda a sua família. No entanto, no meio do caminho, sentiu que podia fazer mais e o levou para almoçar com ela e seus filhos, também deu banho no menino, vestiu-o com roupas novas e só depois o levou embora.

Apesar do seu gesto especial de solidariedade, Fabiana não conseguiu virar as costas para Fred. Dias depois, foi à casa do menino novamente, compreendeu a situação difícil que a família vivia e se empenhou em fazer mais para que sua situação fosse transformada.


Direitos autorais: reprodução Instagram/@fabianavieira0.

Direitos autorais: reprodução Instagram/@fabianavieira0.

Ela comprou mais roupas para Fred, levou-o para passear, ajudou a família a tirar os seus documentos e iniciou uma vaquinha para que todos pudessem sair da casa que ocupavam, que ficava ao lado de um lixão. A arrecadação foi um sucesso, com mais de R$ 129 mil.

Com esse dinheiro, a construção da casa foi iniciada e a família conseguiu algumas melhorias de vida imediatas. Além disso, como Fred não estava mais precisando ir para a rua trabalhar, ele começou a frequentar a escola, uma conquista muito grande para alguém de família tão simples e que provavelmente não teria a mesma chance sem essa ajuda tão preciosa.


A felicidade do menino e da sua família, por conhecer Fabiana, é evidente e hoje eles estão cada vez mais perto de realizar o sonho de uma vida melhor graças ao seu primeiro gesto de empatia, ao abordá-lo na rua.

Conhecer histórias como essa nos traz alegria e renova nossa esperança na humanidade. Deixamos aqui nosso reconhecimento à brasileira e o desejo que a família de Fred seja muito feliz!

Com risco de despejo, pai sai às ruas pedindo emprego com os filhos nos braços e recebe inúmeras propostas

Artigo Anterior

Diretor de escola humilha aluno de 12 anos que foi estudar de chinelo. Fez o menino ficar descalço e pisou no seu pé!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.