CRIANÇAS RELIGIOSAS SÃO MENOS ALTRUÍSTAS E TOLERANTES DO QUE CRIANÇAS SECULARES, DE ACORDO COM PESQUISA



Os investigadores analisaram 1200 cristãs, muçulmanas e seculares de diversas origens. Eles conduziram experimentos sociais com as crianças para ver como elas reagiriam em diferentes cenários que lidam com conceitos como compartilhamento e reação ao bullying.

O primeiro experimento foi o jogo do ditador, onde mostraram às crianças um conjunto de 30 adesivos e disseram-nas para escolherem seus dez favoritos. Disseram para as crianças que elas poderiam ficar com seus adesivos. Mas também foram informadas de que os pesquisadores não tinham tempo para brincar com todas elas, por isso nem todas receberiam adesivos.

O segundo experimento foi a tarefa sensibilidade moral, onde uma série de cenários visuais pequenos e dinâmicas representavam dano físico, como empurrar e bater.

O terceiro experimento foi escolaridade materna, que é uma métrica para nível socioeconômico. As mães das crianças especificaram seus níveis de educação.

A última foi a medidas de disposição da criança, um questionário de empatia cognitiva e afetiva. Este teste avaliou o nível de empatia e sensibilidade justa que as crianças possuíam.

O relatório concluiu que “crianças de famílias como uma das duas principais religiões do mundo (cristianismo e islamismo) foram menos altruístas do que crianças de famílias não religiosas.”

As três conclusões mais importantes da pesquisa são: a família religiosa diminui o comportamento altruísta de crianças, falta de religião não se associa à falta de sensibilidade e empatia, e as crianças de famílias religiosas são mais duras em suas tendências punitivas.



Eles também descobriram que conforme as crianças cresciam, estes comportamentos e atitudes negativas aumentaram.

Os investigadores concluem que a religião não ajuda as pessoas a se tornarem mais virtuosas e morais. Em vez disso, o oposto é verdadeiro. No entanto, de acordo com uma pesquisa global conduzida por Pew em 2.014, a maioria das pessoas acredita que a religião é essencial para a moralidade.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Higher Perspective






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.