ColunistasLei da Atração

Criando uma mente criativa…

CRIANDO UMA MENTE CRIATIVA capa e dentro 1 1

Todos nós temos uma mente criativa – eu tenho você também tem. A questão é como chegar a ela.



Sabemos que precisamos harmonizar nossos hemisférios cerebrais, para que a criatividade possa florir. E aqui que entram as pessoas criativas. Elas fazem algumas coisas que os distinguem das demais pessoas que possuem um pensamento mais racional, normal, não treinado ou destreinado.

A Programação Neurolinguística é fantástica no que se refere a reordenação dos nossos pensamentos, potencializando nossos aspectos mais positivos, tornando-os mais qualificados a tal ponto que podemos exteriorizá-los.

É assim que também podemos desenvolver a criatividade e os seus elementos chaves que são:


criando-uma-mente-criativa-foto-02

  • Imaginação ou visualização criativa/construtiva;
  • Associação;

  • Capacidade de pensar rápido e de forma mais ordenada;
  • Capacidade de ser original (não as cópias seja ela qual for!);
  • Flexibilidade
  • Capacidade de produção em grande escala/volume.

Assim como podemos trabalhar nosso músculos em busca da tão sonhada perfeição, podemos nos dedicar à desenvolver estes elementos essenciais para ter uma vida mais construtiva, alegre e expansiva. Vejamos então, cada um:

  1. Imaginação: é como se fosse à sala de máquinas do seu cérebro e uma das maneiras mais efetivas de desenvolvê-la é visualizar, ou melhor, dizendo, divagar o pensamento de forma ativa e construtiva. Eliminando os pensamentos depreciativos de sua própria pessoa e energizando cada um dos pontos positivos que possui.

  2. Associação: habilidade de fazer conexões, relações, ‘links’ entre o que percebe, intui, vê, lê, planeja… Experimentar, sair do padrão a que fomos colocados desde que recebemos instruções escolares. Mentes criativas pensam melhores fora da caixa. Um teste bacana é usar a associação para dois gêneros distintos: Liste todas as semelhanças que existem entre um Sapo e uma Nave Espacial. (A habilidade de fazer conexões e associações é um ele mento chave do pensamento criativo)
  3. Capacidade de Pensar rápido: a mente criativa pensa rápido. Mesmo que divague. Exercícios como categorização de um objeto (para o que o objeto serve?), fará você identificar o maior número de uso para o referido objeto. Use um cronômetro e estipule um tempo para que seja pensado/falado as correnspondências.
  4. Capacidade de ser original: A pessoa de mente criativa pensa em ideias novas, é um visionário porque gosta de procurar novidades, não se acomoda no que já conhece e sempre está em busca de algo mais. Pensar em algo que nunca foi pensando e idealizado antes, ou que foram, mas apenas por poucas pessoas, é evidência de criatividade.
  5. Flexibilidade: Ver tudo sob outra perspectiva, outro prisma. Sair do padrão da massa pensante, mas ainda assim, utilizando-se da ética. É ter o treinamento para ver tudo sob múltiplas possibilidades.

  6. Capacidade de produção: quando temos de nós o autoconhecimento suficiente para que a autoestima impulsione pensamentos construtivos que irão alimentar a criatividade. Sabendo das habilidades que possuímos, colocamos em ação sua execução para externar o que está cheio o nosso interior: seja escrever, pintar, aconselhar, dançar, apresentar-se, assessorar, operar, cantar, dentre outras fantásticas habilidades.

Cada um desses elementos-chave da criatividade é passível de treinamento e se ajusta confortavelmente com as habilidades cognitivas (processos de aquisição do conhecimento – percepção, atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento, linguagem) que possuímos.

Pessoas mais criativas, sempre irão mergulhar e tirar o máximo de proveito das múltiplas inteligências e das habilidades cognitivas.


criando-uma-mente-criativa-capa-e-dentro

Exemplo: se quando estiver usando as habilidades cognitivas, você utilizará apenas as palavras, sendo um orador, locutor ou um cerimonialista monótono e chato. Mas, se você usar as palavras com ritmo, melodia, expressões faciais concernentes e o gestual adequado, você se tornará bem mais criativo, expressivo e chamará a atenção de seus ouvintes.

Buscador – para se curar!

Artigo Anterior

Culpa?! liberte-se e mantenha o foco no que quer e todo o universo conspirará a seu favor!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.