publicidade

“Criar uma criança é fácil, basta satisfazer-lhe as vontades. Educar é mais trabalhoso” (Içami Tiba)

Leia esta reflexão e repense sobre como anda cuidando de seus filhos.



Içami Tiba foi um médico psiquiatra, educador e escritor. Ele nos deixou em 2015, no entanto, suas valiosas reflexões continuam ajudando muitas pessoas a encontrar a melhor maneira de se relacionar melhor consigo mesmas, com o mundo ao seu redor e com os seus filhos.

As orientações de Içami certamente já iluminaram as mentes e corações de muitos pais, ajudando-as a desenvolver a sabedoria necessária para guiarem os filhos por caminhos coerentes, começando pelo próprio exemplo.

Os filhos de Içami, André e Luciana Tiba, mantêm um perfil no Instagram com o nome do pai, e constantemente publicam frases relevantes do psiquiatra, para continuar transmitindo o seu conhecimento para as novas gerações.

Recentemente, eles repostaram uma publicação com uma frase impactante sobre a relação entre pais e filhos, que certamente nos faz repensar sobre a maneira como estamos lidando com os pequenos.

A frase de Içami diz: “Criar uma criança é fácil, basta satisfazer-lhe as vontades. Educar é mais trabalhoso”.


Certamente, muitos de nós podemos nos identificar com essa citação e entender perfeitamente o que Içami quis dizer com essas palavras.

Muitos pais confundem criar filhos com educá-los. Podem acreditar que sua única obrigação é atender às necessidades básicas dos pequenos, até que tenham idade suficiente para administrar a vida por conta própria, e se esquecem que, tão importante quanto oferecer-lhes um teto, é prepará-los para um mundo tão complicado.


Criar uma criança é realmente muito mais fácil. Como diz Içami, basta satisfazer todas as suas vontades. No entanto, educar é uma missão séria e complexa, que exige um verdadeiro preparo mental e psicológico.

A educação é uma missão diária dos pais, que começa no primeiro dia de vida dos filhos, e muitas vezes nunca acaba. Ela é necessária desde as situações mais simples até as mais complexas do dia a dia.

Educar é analisar as atitudes dos filhos de perto, com dedicação, seriedade e comprometimento. É corrigi-los uma, duas, três vezes, se necessário, e não parar até que eles entendam qual o caminho certo a ser seguido.

Educar é entender que até mesmo para corrigi-los é necessário paciência e empatia, e saber que, mais do que suas palavras, as crianças prestarão atenção a suas atitudes. É buscar ser melhor a cada dia por si mesmo, para que elas enxerguem o exemplo em você.

Educar é aprender enquanto ensina, é crescer todos os dias, com o filho. É uma missão de humildade e companheirismo.

Uma criança verdadeiramente educada, não apenas criada, nunca se esquece das lições que aprendeu e se torna um adulto consciente e capaz. Educar é realmente mais trabalhoso, mas gera resultados efetivos e duradouros.

Como você tem cuidado dos seus filhos?

Pense sobre isso, comente abaixo e compartilhe a mensagem em suas redes sociais!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.