Comportamento

Criticada por não querer ter filhos, jovem explica: “Prefiro dormir até tarde”

1 capa Criticada por nao querer ter filhos jovem explica Prefiro dormir ate tarde

Evi usa suas redes sociais para falar abertamente sobre seu estilo de vida, enaltecendo o movimento que muitos chamam de childfree, ou “livre de crianças”, em tradução livre.



Durante muito tempo, a maternidade foi uma exigência para a existência feminina. Nascer mulher era exatamente a mesma coisa que resumir a vida a casar e ter filhos. Contudo, conforme o tempo passou, o movimento daquelas que desejam outras coisas além de uma rotina doméstica emergiu.

Elas passaram a buscar e exigir outras coisas, como trabalho remunerado, direito ao voto, e batem de frente com a violência que insiste em assombrá-las, deixando em segundo plano a maternidade e a vida de “conto de fadas” ensinada na infância. O nascimento de movimentos adjacentes ao de mulheres acabou se tornando inevitável, como, por exemplo o childfree, grupo de pessoas que reivindicam o direito de não ter filhos, e mais, de manter distância das crianças.

O movimento childfree surgiu no início da década de 1970, nos Estados Unidos, com a fundação do grupo National Organization for Non-Parents, que acreditava que ter filhos é algo sério, devendo ser encarado como uma escolha, não como obrigação. Essa organização era mais voltada às mulheres que se sentiam extremamente pressionadas à vida a dois, ao matrimônio e à gestação, reivindicando por liberdade em suas decisões.


Na última década, o movimento childfree acabou ganhando novos contornos, e os adeptos além de não desejarem ter filhos, também lutam pelo direito de não dividir os mesmos ambientes que as crianças e manter distância de quem tem filhos, principalmente em espaços públicos. A jovem Evi criou um perfil no TikTok apenas para falar sobre os pontos positivos de não ter filhos.

Casada, Evi defende que o estilo de vida que leva, além de ser mais sustentável para o planeta, também garante uma qualidade maior, podendo dormir até tarde, fazer as refeições na hora que desejar e viajar para toda parte do mundo. Com mais dinheiro para gastar consigo mesma, ela tem sido alvo de críticas dentro e fora das redes sociais.

1 2 Criticada por nao querer ter filhos jovem explica Prefiro dormir ate tarde

Direitos autorais: reprodução Instagram/@childfreemillenial.

De acordo com a reportagem do The Sun, a jovem afirmou que não tem filhos por escolha própria, com isso, acaba tendo a pegada de carbono reduzida, renda dupla e menos preocupações. Mas o posicionamento de Evi costuma incomodar muitas pessoas, que fazem questão de comentar em suas publicações, normalmente expondo os motivos para ter filhos.


Com o intuito de mostrar o lado bom da ausência das crianças na vida adulta, Evi recebe, em grande parte, críticas de quem acredita no oposto. Muitos usuários afirmam que gostariam de ver os filhos no leito de morte, ou que uma vida sem descendentes é o mesmo que perder a existência. A jovem não se incomoda com os questionamentos e, inclusive, usa as inúmeras respostas como base para a produção de outros vídeos.

1 3 Criticada por nao querer ter filhos jovem explica Prefiro dormir ate tarde

Direitos autorais: reprodução Instagram/@childfreemillenial.

A outra parte dos seguidores defende que Evi tem o direito de escolher o que pode e o que deve fazer com o próprio corpo, e que ter filhos não deveria ser uma imposição em pleno século XXI. Comparando suas falas com as de homens, algumas mulheres explicam que, se a jovem fosse do sexo oposto, não enfrentaria tanta recusa quanto costuma ver.

Acusada de ser egoísta, a mulher conta que tentar impor um estilo de vida que não é compatível com suas crenças e posições não a convence a pensar o contrário, apenas a faz enxergar ainda mais que o egoísmo está na “falta de respeito com a opinião dos outros”.


Evi acredita que uma vida a dois consegue plenamente abarcar todas as suas necessidades, e segue defendendo que não existe real necessidade em ter crianças, principalmente porque o mundo já está superpovoado, o que, em longo prazo, seria um completo desrespeito com os interesses da comunidade.

Estes 4 signos são dominados pelo ressentimento. Guardam mágoas e praguejam aos quatro ventos!

Artigo Anterior

Por filhos serem mal-educados com motorista de ônibus, mãe os fez andar 7 km até a escola

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.