EnergiasVida

Cromoterapia – as cores auxiliando a cura!

fondo cromoterapia1 6149f

Vivemos em um mundo repleto de vibrações e energias com as quais interagimos todo o tempo. A cromoterapia é uma técnica terapêutica complementar que utiliza as ondas eletromagneticas para auxiliarem a restauração e



equilibrio energetico do ser humano e a cura do corpo fisico. Utiliza-se as cores para melhorar o bem estar integral atuando nos chakras desbloqueando a energia concentrada.

As cores influenciam nossas vidas e servem para expressar e comunicar sensações, uma cor suave nos deixa uma impressão enquanto que uma cor mais forte e densa nos transmite impressão diversa. Atualmente o estudo da influencia das cores sobre a psique humana esta sendo muito mais observada, principalmente na aplicação em ambientes como por exemplo, hospitais, onde já utilizam a cor verde na pintura dos quartos dos enfermos, em função da sua atuação calmante e equilibrante e um auxiliar na aceleração da cicatrização dos tecidos.

Tambem na alimentação, no uso das roupas, nos ambientes profissionais a cromoterapia é utilizada para atingir os efeitos atribuidos a sua aplicação.


Já se fazia a utilização da curas pelas cores no antigo Egito, em 3000 AC, através das pedras preciosas, cristais, doação de energias pelas mãos e agua solarizada. Também na India a cromoterapia passou a fazer parte da medicina Ayurvédica, nesta mesma época 3000 AC, na Grécia em 500 AC através da Helioterapia a terapia dos raios solares, muito utilizada por Hipócrates o pai da medicina.

“A cromoterapia parte do princípio de que a cor tem o poder não somente de influenciar a psique humana, como também o de provocar efeitos terapêuticos tópicos. Muitas são as suas utilizações, como nos casos de dor, ferimento ou patologia localizada.”


O Tratamento pela Cromoterapia

A terapia pelas cores, atua nos processos de ativação de células doentes, recuperando-as. Cientificamente está comprovado que nosso corpo é composto de particulas de energia. Se os átomos forem energizados pelo calor/ luz os elétrons absorvem esta energia. Como matéria é energia condensada e segundo Albert Einstein energia é materia em estado luminoso, as celulas que são compostas de átomos que são materia/energia reagem á aplicação das cores através da luz.

CROMOO

No século XX, os Estados Unidos dedicaram-se a pesquisar sobre os efeitos das cores e temos como um dos resultados a utilização do raio laser, pura luz, aplicado na medicina com grande sucesso nas cirurgias. Os raios de infravermelho, ultravioleta são outros exemplos cientificos da aplicação e utilidade das cores.


As cores usadas na cromoterapia são as do espectro solar: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, indigo e violeta.As cores são classificadas como quentes pela vibração mais lenta e amplitude da onda eletromagnética: vermelho, laranja e amarelo. As de vibração mais rápidas também em relação da onda eletromagnetica, são denominadas cores frias: Azul, indigo e lilas, o verde é o equilibrador.

A dinâmica da terapia de cura pelas cores, cromoterapia, é reconhecida como uma das principais terapias alternativas pela OMS desde 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos primários em Saúde em Alma Ata no Cazaquistão. Esta técnica vem ganhando cada vez mais adeptos em busca da harmonia e equilibrio do corpo, mente por meio das cores.

O USO TERAPÊUTICO DAS CORES:

“vermelho aumenta a energia vital
rosa ativa a energia amorosa, elimina impurezas do sangue
laranja proporciona maior alegria, jovialidade e libido, elimina gorduras em áreas localizadas.
amarelo desenvolve a criatividade, purifica o sistema e é benéfico para a pele.

amarelo forte fortifica o corpo e age em tecidos internos.
verde aumenta a capacidade física e mental verde forte anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador. 
azul acalma e equilibra, é analgésico, regenera as células dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório azul forte lubrifica as juntas e articulações.
rosa forte age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e elimina impurezas do sangue.

indigo anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea, limpa as correntes psíquicas.
violeta sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauteriza as infecções e inflamações.
dourado concede a influência do Sol, dando ânimo e exaltação, representa a opulência e a riqueza.

dourado concede a influência do Sol, dando ânimo e exaltação, representa a opulência e a riqueza.
prateado concede a influência da Lua, proporciona mistério, magia, receptividade e uma natureza mais feminina.
branco soma de todas as cores – representa inocência, pureza e paz.

preto ausência de cor – apesar de ajudar a esconder gordurinhas indesejáveis absorve a negatividade do ambiente e
representa, luto, tristeza e mistério.”
Mariangela Barreto
original_cromoterapia

O que é ‘ser zen’ – por monja coen

Artigo Anterior

Com fé a vida fica bem melhor!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.