O cubo mágico é um item muito popular para quem gosta de desafios de lógica. A peça permite formar 43 quintilhões de posições, mas apenas uma possibilita a montagem com todas as cores iguais alinhadas.
À primeira vista pode parecer impossível conseguir montar um cubo mágico, mas existem várias técnicas que te ajudam a chegar a uma solução, de maneira muito mais simples do que você pode imaginar. Continue a leitura para descobrir como concluir o desafio.
Quais são os tipos de cubo mágico?
Antes de mais nada, vamos introduzir o assunto. O cubo mágico é formado por 6 centros, 12 meios e 8 quinas, além do núcleo. O objetivo é unir as peças da mesma cor em cada um dos 6 lados do cubo.
O objeto vem em diferentes formatos, com números associados ao número de faces que possui. O mais comum é o de 3x3x3, mas também há as versões 2x2x2 (ou ‘cubo de bolso’), 4x4x4 (ou ‘a vingança de Rubik’) e 5x5x5 (ou ‘cubo do professor’).
Como montar um cubo mágico?
A versão mais popular do objeto é a 3x3x3. Por isso, nosso tutorial será voltado para esse modelo. Abaixo deixamos um passo a passo explicando exatamente como montar esse cubo mágico. Lembre-se sempre de que o centro do cubo não se move, são as peças que precisam se mover no seu eixo.
1. Encontre os 3 tipos de peça
Na resolução que propomos nesse passo a passo, que é o movimento da cruz, você deve memorizar as peças do cubo, e não as cores. De acordo com a posição, existem três tipos de peça em um cubo mágico:
- Peças de centro: como o próprio nome já diz, essas peças ficam no centro do cubo e estão cercadas por outras oito peças. Só uma de suas fáceis é visível, e elas não se movem;
- Peças de borda: Ficam entre as peças de canto. Cada uma conta com duas faces visíveis.
- Peças de canto: Localizadas nos cantos do cubo, contam com três faces visíveis.
As peças nunca mudam o seu tipo. Uma peça de borda sempre será uma peça de borda, por exemplo.
2. Faça uma cruz
O movimento da cruz é tido por muitos como a maneira mais simples de solucionar um cubo mágico. Para isso, você deve escolher um dos lados do cubo e encaixar as peças no formato de cruz.
Ao fazer isso, o centro ficará com uma cor diferente, e isso faz parte do processo.
3. Vire a cruz para a face debaixo do cubo, tendo uma cruz inteira de mesma cor
Para esse passo, considere a montagem que fizemos acima, com o centro amarelo. Feito o passo anterior, agora mova as peças para a parte debaixo. Você pode fazer isso de maneira aleatória. E fique tranquilo porque não tem como “estragar” a montagem, porque as outras camadas ainda não estão prontas.
Os blocos do centro não se movem, portanto a nova cruz terá o centro branco.
As faces dos dois blocos centrais superiores da face lateral devem ter a mesma cor. Para conseguir isso, gire a camada de cima (a da cruz de centro amarela) até perceber que os blocos estão com a mesma cor nas faces laterais.
Quando a cor da face de um bloco central for a mesma de um bloco de face lateral, vire a camada para baixo, uma a uma. Assim será formada uma cruz totalmente branca na parte inferior.
4. Monte a primeira camada
O próximo passo é encontrar as peças brancas na camada superior. Provavelmente, elas estarão no canto.
Gire a face superior do cubo para fazer com que a cor ao lado da peça branca voltada para fora entre em alinhamento diagonal com a cor do centro. Depois de emparelhar, vire as peças da mesma cor para a mesma direção.
5. Monte a camada intermediária
Agora encontre as peças de borda da camada superior que não têm uma face amarela. Assim que encontrar um canto sem cor amarela, gire a face superior do cubo até que a peça voltada para fora fique na parte de cima.
Depois disso, encontre a cor voltada para cima na peça de borda.
6. Finalize com os cantos e as bordas do cubo
Para a última etapa da montagem, encaixe todos os cantos nas posições certas. E em seguida, vá para as peças das bordas, que devem sempre ser encaixadas por último. Feito isso, o resultado será o cubo montado perfeitamente.
Veja mais dicas aqui:
Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a conseguir resolver o cubo mágico 3x3x3. Lembre-se que essa é apenas uma das técnicas que existem para montar essa peça. Fique livre para buscar outras variantes e use esse exercício para treinar o seu cérebro.
Se interessou por este conteúdo? Veja também: Steam: 10 jogos grátis para você curtir agora!