ColunistasReflexão

Cuide-se, porque o mundo não vai mudar só para você ficar bem!

CUIDE SE PORQUE O MUNDO capa e foto 01

Você pode gritar, espernear, chorar, se revoltar, até ameaçar se matar. Mas não adianta toda essa birra. O mundo não vai mudar só pra você ficar bem. É incrível perceber que crescemos e que mesmo assim continuamos cultivando muitas atitudes infantis.



Uma destas atitudes é achar que o mundo foi feito para nós. Quando acreditamos nisso passamos a julgar tudo dentro das nossas experiências, gostos e necessidades. Não aceitamos o diferente e esperamos que os outros gostem do mesmo que nós, que entendam nosso ponto de vista, que venham a agir conforme o nosso humor, que percebam o que precisamos, que mudem de acordo com o que “nós” achamos ser o melhor.

Isso tudo é resultado de nosso mimo.

Sim, às vezes é difícil admitir, mas somos muito mais mimados do que gostamos de acreditar. Basta perceber nossas atitudes quando algo não dá certo.


cuide-se-porque-o-mundo-capa-e-foto-01

Ao invés de nos perguntarmos o porquê disso, tentando assimilar as causas e os efeitos, nós preferimos ficar batendo o pé, descontando a nossa raiva nos outros, chorando e brigando com a vida por não nos ter dado o que queremos.

Todo esse mimo parte da nossa postura de vítimas. Nós temos a crença de que tudo acontece ao acaso e que nesse contexto nós somos sempre coitados, maltratados por um cenário onde o mundo e as pessoas são sempre os vilões.

Contudo a sabedoria da vida mostra que não é bem assim. Cada experiência que passamos vem pra nos ensinar. O Universo não está contra nós. Muito pelo contrário. Ele trabalha a nosso favor e a favor de todos.


Agora, tudo que acontece faz parte de um processo muito maior. Pode até parecer um caos, mas não é porque uma pintura está pela metade que o quadro é feio. Ele só não está concluído.

E bem na verdade a vida nunca estará. Porque a vida se faz a cada instante, e cada coisa passa por um processo particular que é cíclico: se vai um, começa o outro.

E quando acaba?

Nunca!


Então nunca terei paz?

Terá!

O problema é que seu conceito de paz é ter tudo parado. É viver eternamente em uma praia, olhando o mar, sem precisar revolver nada, sem precisar tomar responsabilidade de algo, sem ter que fazer alguma coisa.

Mas, essa sua ideia de paz é uma ideia muito pobre. Em uma vida assim não demoraria dois dias para você entrar em depressão.


Pois a paz não é a calmaria lá fora. É a calmaria dentro de nós. É a ordem de pensamento.

Quem não tem uma cabeça boa, com bons pensamentos, com lucidez para olhar as coisas nunca terá paz. Já dizia Osho, quando alertou que com essa mente, nós transformaríamos o Paraíso em um Inferno se fossemos colocados lá. Já que nossa mente é viciada em procurar problemas.

Você pode querer concertar o mundo, mas a paz é um estado dentro de nós. Quantas vezes você esteve em um lugar calmo, só que por dentro estava mal?

Pois é. Várias vezes.


A paz é mental. Só que não pense que tranquilidade interior é fugir do mundo, ficar alheio a ele. Paz interior é ver o mundo com inteligência.

Não adianta você ficar gritando pra uma pedra sair do caminho, bater nela, reclamar com ela, ou achar que foi Deus que a colocou lá. Esse seu mimo não é funcional, porque não produz nenhum resultado. É só uma perda inútil de energia. Ter inteligência é pensar meios de mover a pedra, contorná-la, ou na pior das hipóteses, aprender a conviver com ela.

Todos os avanços do mundo aconteceram pela inteligência e não pela revolta.

Por isso pare de ficar aí esperando o mundo mudar pra você ficar bem. Ele até vai, mas não do jeito que você imagina, não só para você e muito menos no tempo que você quer.


Então você vai ficar esperando até o dia que o mundo mude pra você ficar bem, ou você vai tomar a decisão de ficar bem agora pra mudar o mundo?

As pessoas vão continuar sendo elas, do jeito delas, na maneira delas…

Muito provavelmente as guerras vão continuar a acontecer, as chuvas vão continuar a cair, os dias não vão ser sempre como o imaginado…  E diante disso qual será sua postura interior?

cuide-se-porque-o-mundo-foto-02


Vai ser aquela criança mimada que grita e chora, ou vai ser uma pessoa adulta, que olha com inteligência pras situações.

A decisão será sempre sua. Tome a atitude de mudar, afinal, o mundo não vai ficar diferente por pena de você. Quem tem que cuidar bem de si mesmo é você!

Antes de virar poema era dor… Vivemos todos sempre em busca!

Artigo Anterior

Desejei tanto ser uma pessoa que a outra adorava, que fui aos poucos me modificando…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.