publicidade

A culpa é carregada de negatividade e pode se tornar uma trava invisível em nossas vidas!

Culpa e responsabilidade

Toda vez que penso nessas palavras, percebo o quanto ainda se confunde com o uso delas e muita gente acha que são sinônimos. Não são!



Ter responsabilidade é diferente de manter uma culpa. Sentir-se culpado nos impõe peso, dor e amarga nossa alma.

A culpa é carregada de negatividade e pode se tornar uma trava invisível em nossas vidas. Invisível e algumas vezes, inconsciente, mas bem real. Quase sempre quando nos sentimos culpados, impomo-nos diversas limitações e tendemos a duvidar do nosso potencial e, acima de tudo, das nossas capacidades.

Ser responsável é entender a parte que lhe cabe em alguma situação. Podemos assumir responsabilidade nos fracassos, mas isso não deveria nos fazer alimentar esse sentimento de culpa. Isso não muda nada. Ao contrário!


O sentimento de culpa é destrutivo e bastante nocivo para nossa saúde emocional, muitas vezes, afetando nossa autoestima e sacrificando nossa paz de espírito.

Ela nos paralisa, estagna e desenvolve em nós um sentimento de não merecimento. Pensamentos que se tornam realidade quando o aceitamos. Infelizmente, nós nos podamos, autossabotamos e dizemos não merecer sermos felizes, vencer na vida ou ter aquela ansiada estabilidade.

Ter consciência da sua responsabilidade é saudável e produz sentimentos positivos diante dos nossos erros. Quem nunca errou que atire a primeira pedra (ou lance a primeira palavra). Tomamos determinadas atitudes que podem ter sido depois, um grande erro. E prejudicamos a nós e aos outros. Sim, quem nunca?

Fato é que quando percebemos esse erro, a culpa vem junto trazendo dor, sofrimento e pior… a certeza que não podemos desfazer o que foi feito. Isso gera uma profunda dor emocional.

Agora, quando assumimos nossa parte, há um reconhecimento e uma tomada de consciência que nos faz admitir que nos enganamos, erramos, fizemos besteira. Essa admissão é altamente benéfica porque vai produzir efeito curativo em nossas vidas e na de quem machucamos. É aquele erro que é reconhecido e ocorre, então, posteriormente, um grande aprendizado. Mesmo em plena consciência de que não podemos modificar o que passou, podemos aprender com nossos erros e seguir.


Quando somos responsáveis, nós nos permitimos evoluir.

Por isso, admitir um erro, pedir perdão e abraçar esse aprendizado fará uma diferença enorme em sua vida e nos seus relacionamentos.

Não podemos mudar o passado, podemos mudar como nos sentimos em relação a ele. Reprograme sua mente e libere novos sentimentos. Isso sim, fará diferença!

Fez na minha vida!

Gratidão!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: paulikus12 / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.