Dança e Yoga: conheça as atividades físicas que beneficiarão diretamente sua saúde mental

A maioria das pessoas só pensa em atividades físicas quando está com uns quilinhos a mais (ou a menos). Submetem-se a dietas malucas, desconfortos na academia e sofrem pela falta de resultados. Mas, ei! Não precisa ser tão difícil. Se sua mente estiver vivendo o caos, seu corpo sentirá as consequências, pois um está intimamente ligado ao outro.

Pensando nisso, separei 2 atividades físicas que muita gente já ouviu falar, mas não faz ideia de seus (tantos) benefícios para a saúde.

Existem vídeo-aulas básicas na Internet que podem ajudá-lo a decidir qual delas mais combina com você. Mas não se esqueça de que para melhores resultados, é imprescindível a busca por um profissional. Garanta também de uma boa alimentação antes de realizar as atividades: lanches naturais, frutas, vitaminas, sucos detox, entre outros. Sem se esquecer do principal: Água!

1. Yoga

Há quem diga que a Yoga não é uma atividade física, mas acredite! Ela é. A prática abrange o campo mental e corporal, trazendo renovo para inúmeras áreas a partir delas.

Campo físico:

Melhora na flexibilidade (e desaparecimento de algumas dores), equilíbrio (menos quedas e maior independência para idosos), saúde dos ossos, aumento da imunidade e elevação da frequência cardíaca, além de ajudar sua corrente sanguínea. Qualidade do sono, postura e aumento da fertilidade também serão revigorados com essa prática.

Outro ponto interessante é a diminuição na dosagem de remédios, (chegando até o nível 0, em alguns casos), e a redução do nível de açúcar no sangue. Para aqueles que pensam em perder alguns quilos, a Yoga ajuda muito na perda de gordura, emagrecimento direto e ganho de músculos. Também alivia a ressaca.

Campo mental:

A prática regular da Yoga reduz significativamente o estresse, relaxa e melhora sua concentração. Desperta sentimentos como compaixão, acalmando a mente e o sistema nervoso. Melhora também seus relacionamentos. Ajuda a enxergar as situações por outra perspectiva, incentivando a precisão na hora de tomar decisões pessoais.

A Yoga traz o autoconhecimento sobre seu corpo, mostrando possibilidades infinitas que seu

físico é capaz de realizar, e você nem sabia. A cada dia você romperá barreiras, realizando novos e mais complexos exercícios.

Esse fato nos leva ao próximo: Sua autoestima vai levar um BOOM! A prática o ajuda a cuidar melhor de si mesmo, aceitar seus defeitos e qualidades, e amar quem você é. Todos a sua volta perceberão a diferença, de um novo “você”, mais calmo, saudável e determinado.

  • Recomendado para pacientes com ansiedade e distúrbios como síndrome do pânico.
  • Para todas as idades e tipos físicos.
  • Inclua a meditação além da prática da Yoga!

2. Dança

Quando pensamos numa bailarina, a imagem de uma mulher magérrima e delicada nos vem à mente. Isso traz certo afastamento quando se pensa em praticar, pois o espelho muitas vezes mostra que não seríamos capazes.

“Dançar? Eu? Você só pode estar de brincadeira…”

Na verdade, estou falando muito sério. Existem milhares de modalidades diferentes, e todos podem SIM dançar, divertir-se e trazer saúde e benefícios que cito abaixo.

Campo físico:

Aumento da flexibilidade, aprimoramento da coordenação motora, melhora cardiorrespiratória, aumento da circulação sanguínea, equilíbrio da pressão arterial, ativação do sistema linfático, otimização do condicionamento aeróbico, melhora na postura, perda de gordura, emagrecimento e principalmente: liberação de serotonina e endorfina (neurotransmissores que liberam prazer).

Dançar fortalece sua musculatura, protege as articulações, traz resistência e aptidão motora, evita inúmeras doenças, como: as cardíacas, diabetes (tipo 2), osteoporose, Parkinson, depressão, ansiedade e outras.

Melhora a sensualidade, o ritmo, a concentração, aprendizado e disciplina, além de reduzir muitas dores cotidianas. De tantos outros benefícios, encerro hoje com três especiais: A dança substitui a academia. Os resultados são rápidos. E a prática retarda o envelhecimento.

Campo mental:

Aperfeiçoando o ditado: “Quem dança, os males espanta”. Sim! Prepare-se para muita diversão, alegria, e novas amizades.

A dança liga corpo, mente e espírito, trazendo uma sensação de liberdade. Movimentar-se é relaxante. Você descobre seu corpo enquanto segue uma música, e passos ordenados (ou não). Sente o aumento na sua qualidade de vida e saúde psicológica. Melhora sua autoconfiança e a autoestima, vitalidade e humor!

  • Dançar com seu parceiro renova seu relacionamento, promovendo maior confiança, amizade e momentos especiais.
  • Zumba pode queimar até mil calorias em 1 hora.
  • Samba emagrece até 800 calorias em 1 hora.
  • Traz equilíbrio emocional.
  • Melhor performance no volante.
  • Melhor convívio social.
  • Deixa-nos mais perto da arte.
  • Encontre seu estilo favorito, e jamais deixe de dançar.

Depois desse post, podemos considerar quebrado o tabu que associa boa estética, ao sofrimento. Alcançar saúde física e mental ao mesmo tempo, não é só possível como NECESSÁRIO! Arraste os móveis da sala, coloque uma roupa confortável, e sinta o prazer do autoconhecimento corporal.

Obs: Para resultados mais precisos ou de emagrecimento, busque os profissionais da área.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: vukvuk / 123RF Imagens



Deixe seu comentário