ColunistasComportamento

Dane-se se algumas coisas não dão certo!

DANE SE1

 Não somos obrigados a conviver com gente que nada acrescenta. Não somos obrigados a justificar burradas que gente autocentrada faz constantemente porque não consegue enxergar nada além dos limites do próprio umbigo. Não somos obrigados a perdoar pessoas que insistem em cometer os mesmos erros, sem se importar se estão magoando outras pessoas ou não. Não somos obrigados a aplaudir quem não nos aplaude. Não somos obrigados a enxergar quem se recusa a olhar para o nosso lado.  



Dane-se se certas coisas não dão certo. Dane-se se algumas teclas da nossa psique estão quebradas. Dane-se se algumas situações e pessoas sempre vão gerar mal estar em nós.

Quando aprendemos a nos conhecer melhor e mergulhamos sem temores em nossos fantasmas , descobrimos uma coisa interessante, bem interessante: nem todas as feridas se fecham. Nem todas as cicatrizes desaparecem. Algumas situações sempre vão nos irritar. Algumas pessoas sempre vão trazer à tona o pior de nós. Algumas coisas estão estragadas e nada no mundo vai consertá-las.

dane-se1


Mas a boa notícia é que não há mal algum nisso. Admitir para si mesmo os pontos negativos , as lacunas , as teclas quebradas , a ansiedade e a angústia que determinados comportamentos nos provocam é reconhecer que somos limitados , imperfeitos e que não podemos superar nem aceitar tudo com um sorriso plácido no rosto.

Infelizmente , estamos vivendo na Era da autoajuda e somos obrigados a ser felizes full time. Somos obrigados a banir qualquer sentimento que não seja bonitinho e agradecer aos céus até quando pisamos num cocozão de cachorro.

Não digo que seja saudável alimentar sentimentos mesquinhos e reclamar da vida o tempo todo. Não digo que seja saudável jogar a culpa dos nossos problemas em cima de outras pessoas o tempo todo, como se não tivéssemos nenhuma responsabilidade sobre nossos atos.

O que quero dizer é que não somos obrigados a gostar de tudo. Não somos obrigados a aceitar tudo . Não somos obrigados a sermos felizes o tempo todo.


Não somos obrigados a conviver com gente que nada acrescenta. Não somos obrigados a justificar as burradas que gente autocentrada faz constantemente porque não consegue enxergar nada além dos limites do próprio umbigo. Não somos obrigados a perdoar pessoas que insistem em cometer os mesmos erros, sem se importar se estão magoando outras pessoas ou não. Não somos obrigados a aplaudir quem não nos aplaude. Não somos obrigados a enxergar quem se recusa a olhar para o nosso lado.

Sim…nem todos os traumas são superados. Algumas relações serão sempre difíceis. Algumas pessoas sempre vão trazer à tona lembranças tristes. Algumas pessoas sempre vão nos fazer pensar em coisas tristes por meio de suas atitudes displicentes ou arrogantes. Mais uma vez digo: não há problema algum nisso.

dane-se

É mais forte e saudável emocionalmente não aquele que imagina ter vencido todos os seus fantasmas. Me parece que é mais forte emocionalmente aquele que admite as limitações da alma humana , evitando ao máximo situações dolorosas e tocando a vida em frente com uma boa dose de emoção misturada a senso de realidade.


São tempos difíceis para os sonhadores!

Artigo Anterior

Um bom ambiente de trabalho transforma a obrigação em prazer!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.