Pessoas inspiradoras

Darth vader “do bem” faz ação por crianças com câncer no rs

Para muitas crianças em tratamento contra o câncer, o personagem Darth Vader se tornou motivo de alegria na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.



A figura icônica do vilão com sua capa e máscara negra foi a escolhida pelo historiador e professor Hernán Mostajo, coordenador do Observatório Bioastronômico Cosmo e do Museu de Ufologia de Itaara, para uma campanha que leva brinquedos e entretenimento a crianças com câncer atendidas pela Turma do Ique, do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

“Darth Vader voltou à Terra para fazer o bem às crianças”, brinca o professor, que é fã da saga de George Lucas. O roteirista e diretor da série de filmes, que usa parte de sua fortuna para projetos educacionais e de caridade, inspirou tanto a ação social quanto a escolha do tema.

“Estudamos o comportamento dos personagens nos filmes e ensaiamos por cerca de dois meses, e também fiz um curso de teatro”, diz. Foi nas aulas de interpretação que o professor conseguiu atrair parte dos voluntários que participam com ele da campanha. “São oito atores, além de estudantes de Terapia Ocupacional, por exemplo”, conta ele.


Sobre a reação de seu público ao entrar na área oncológica, Mostajo conta que o visual sombrio do vilão não é um empecilho. “A reação é fantástica. As crianças se identificam e não têm medo. Querem brincar e tirar foto com os personagens”.

Uma grande ação está agendada para dezembro, quando as crianças receberão os presentes doados e assistirão a uma encenação de um “teatro cinematográfico”, como define o criador da campanha. “As crianças vão conhecer mais da saga, poder tirar fotos com os personagens e receber presentes. Estamos montando um grande cenário”, conta.

Apesar de levar alegria às crianças, Mostajo diz que nem sempre é fácil manter o ânimo diante da doença. “Às vezes a imagem é chocante. As crianças estão debilitadas, muito magras e sem cabelo. Mas a gente não pode reagir de forma negativa a isso”, diz ele, que pretende fazer o Darth Vader “do bem” chegar ao alcance de crianças de todo o Estado e, quem sabe, do País.

Na página Darth Vader – Legião do Bem, o criador da ideia organiza a campanha para doação de presentes às crianças. Para manter o clima, os brinquedos remetem à saga de George Lucas. “Não recebemos doação em dinheiro, apenas presentes. E o Darth Vader vai pessoalmente buscar os brinquedos na casa das pessoas”.


 

 

0125


0226

0326

0523

0624


 

Como deixar a alma feliz

Artigo Anterior

O que torna torna especial o relacionamento das pessoas? Veja algumas respostas em um vídeo surpresa

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.