De acordo com a ciência, as pessoas que lhe dizem sempre a verdade, ainda que doa, são os melhores amigos que você pode ter

O seu amigo mais sincero e “duro” é a melhor pessoa para ter por perto, de acordo com a ciência

Um dos fundamentos da boa educação é comunicar-se com as outras pessoas da forma mais “limpa” possível, sem o uso de palavrões ou frases muito duras, que despertem sentimentos como ofensa, tristeza ou isolamento, e apesar de isso estar certo, a ciência parece ter descoberto que muitas vezes a sinceridade e as “verdades” podem ser muito mais benéficas do que palavras enfeitadas.

O estudo “A Pragmática da Desorientação”, conduzido pelos psicólogos Timothy Jay e Kristi Janschewitz analisou mais detalhadamente o comportamento durante a comunicação e mostrou que as pessoas mais sinceras, que nem sempre seguem as regras de comunicação, podem ser as nossas melhores amigas.

No estudo, os profissionais explicaram que as pessoas rudes costumam ser mais honestas, pois falam a verdade completa, e por isso podem ser as melhores pessoas para conversar, quando precisamos de uma opinião real sobre alguma coisa em nossas vidas.

Apesar de não ser muito aceita pela grande maioria das pessoas por ser vista como um sinal de falta de educação, a sinceridade, ainda que nos doa por um momento, é muito melhor do que as palavras ditas com suavidade, mas que não são verdadeiras e não nos ajudam a viver melhor.

O estudo também mostrou que essas pessoas costumam ser mais inteligentes, pois compreender melhor como usar as palavras.

“As pessoas que usam palavras tabus entendem seu conteúdo expressivo geral, bem como as distinções sutis que devem ser aplicadas para usar insultos de maneira apropriada. A capacidade de fazer uma distinção sutil indica a presença de mais conhecimento, em vez de menos conhecimento linguístico”. – Timothy Jay e Kristi Janschewitz.

Se buscamos um amigo realmente leal e verdadeiro, muitas vezes devemos nos acostumar com o fato de ele nem sempre enfeitar as coisas que precisa nos dizer. Na grande maioria das vezes, apenas dirá tudo o que precisa ser dito sem enrolações, e estará ao nosso lado para definir novos comportamentos que nos levem aonde desejamos chegar.

Devemos desenvolver a habilidade de não levar as coisas para o lado pessoal e compreender que a maneira de ele tentar nos ajudar é abrindo o jogo.

Algumas vezes é dolorido, mas com essas pessoas aprendemos a nos tornar mais fortes, maduros e motivados em direção às vidas que realmente queremos viver.

Portanto, da próxima vez que um amigo foi sincero, e talvez um pouco rude, pense duas vezes antes de julgá-lo, ele pode estar tentando lhe oferecer o apoio que você realmente precisa. Por alguns amigos, vale a pena aguentar alguns momentos de sinceridade excessiva.

É claro que esse caso não se aplica às pessoas tóxicas, que nos dizem as coisas apenas para nos ferir e desmotivar. Dessas pessoas, é preciso manter distância. Aprenda a diferenciar essas duas pessoas e, com certeza, você terá por perto apenas aqueles que querem o melhor para sua vida!

Você tem um amigo assim? Como sua amizade torna a sua vida melhor? Marque esse amigo abaixo e mostre seu carinho por ele!


Direitos autorais da imagem de capa: Fox



Deixe seu comentário