De acordo com artigo, um chefe ruim pode sim adoecer seus funcionários!

4min. de leitura

Um artigo publicado no LinkedIn, pelo médico, escritor e Influencer Travis Bradberry, confirma que os chefes ruins são tão prejudiciais para a vida dos seus funcionários, quanto ser um fumante passivo; e que quanto mais tempo passamos trabalhando para pessoas que nos fazem infelizes, maiores são as consequências para nossa saúde mental e física.



As relações entre chefes e funcionários são tão tensas que, de acordo com dados da Associação de Psicologia dos Estados Unidos, 75% dos trabalhadores atribuem aos chefes a responsabilidade por seu estresse no trabalho.

Apesar disso, 59% dos entrevistados disseram que não abandonariam seus trabalhos, apesar da infelicidade.

De acordo com essas informações, podemos perceber que a maioria das pessoas escolhe se conformar com os empregos que já têm, porque precisam trabalhar; e o medo de ser despedido, que é a principal causa de estresse no ambiente de trabalho, aumenta pela metade o risco de problemas de saúde.

Essa realidade prova que o salário no fim do mês, muitas vezes, vem antes da felicidade, para grande parte dos trabalhadores, e isso diminui a procura por uma ocupação mais saudável e que proporcione felicidade.


Como dito anteriormente, os chefes ruins são ainda mais tóxicos do que o fumo passivo. Essa foi a conclusão a que chegaram os pesquisadores da Harvard Business School e da Universidade de Stanford dos Estados Unidos.

Depois de analisarem dados de mais de 200 estudos, eles concluíram que os estresses e negatividade no ambiente de trabalho nos prejudicam tanto quanto, ou mais, que a exposição à fumaça do cigarro de outra pessoa.

Como identificar um chefe ruim e o que fazer:

Muitas vezes temos problemas de afinidade com as pessoas, e esses problemas também acontecem entre chefes e funcionários, mas não significa, necessariamente, que seu chefe seja ruim.  Os chefes verdadeiramente ruins são tóxicos, agressivos nas palavras e atitudes e narcisistas. Eles adoram dizer que são o motivo pelo qual você tem um emprego e outras frases de superioridade ofensivas. Essas atitudes afetam sua motivação e disposição para trabalhar e dar o seu melhor na empresa, porque você sente que seus esforços são em vão e que nunca será reconhecido. Mas se você optar por manter o seu emprego, existem algumas dicas que podem lhe ajudar a sobreviver a essa situação:

  • Crie uma lista de tarefas para cada dia de trabalho e tire da lista as tarefas que tiver completado. Isso é útil porque a sensação de dever cumprido ajuda-nos a seguir em frente.
  • Faça uma meditação todas as manhãs. A meditação nos ajuda a entrar em um estado mais pacífico e relaxado. Isso nos faz manter a mente calma e focada em fazer o que precisa ser feito.
  • Deixe o trabalho no trabalho. Quando acabar o expediente e durante os finais de semana, foque em descansar e preencher seus dias com coisas que o tragam felicidade.

Você já teve um chefe ruim? O que fez para administrar sua relação com ele e o trabalho? Conte-nos através dos comentários!

___________


Direitos autorais da imagem de capa: bowie15 / 123RF Banco de Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.