De acordo com cientistas, colocar os filhos para dormir cedo faz bem para toda a família!

Os pais que têm filhos pequenos quase sempre enfrentam um grande desafio: encontrar o horário certo para as crianças dormirem.

Alguns pais permitem que as crianças durmam a hora em que já estão cansadas de tanto brincar, outros são muito rígidos com o sono e mantêm essa rotina muito organizada.

Independentemente de como você escolhe cuidar do descanso das suas crianças, saiba que uma rotina saudável de sono é essencial para a saúde dos pequenos e para o seu desenvolvimento cognitivo. Provavelmente também já ouviu falar que colocá-las para dormir cedo faz bem para a sua saúde e, também, para a saúde dos pais.

Um estudo do Murdoch Children’s Research Institute, localizado em Melbourne, Austrália, mostrou que isso é realmente verdade, e pode fazê-lo repensar a maneira como você organiza o sono dos seus filhos.

Participaram deste estudo 3600 crianças, nos primeiros 9 anos de vida, e seus pais. Os pais responderam questionários de 2 em 2 anos, começando quando elas tinham de 4 a 5 anos, depois 6 a 7 e, por último, 8 a 9 anos.

Os dados coletados durante todos esses anos mostraram informações preciosas. Por exemplo, revelaram que os níveis de melatonina, o hormônio responsável pelo sono e relaxamento, atingia um pico em torno das 20 horas, revelando que esse é um bom horário para as crianças irem para a cama.

Além disso, também foi mostrado que, independentemente de quanto tempo dormem, possuem uma melhor qualidade de vida quando se deitam cedo. 

Os resultados encontrados pelo estudo revelam que, nas famílias em que as crianças vão para a cama antes das 20h30, os pais e filhos são mais felizes e saudáveis. Isso se comprova pelo fato de que, quando as crianças de deitam mais cedo, os pais têm mais tempo para fazerem as próprias coisas e também curtirem o seu tempo juntos.

Quando se deitam mais cedo, as chances de que durmam o tempo adequado para sua idade é maior. Confira abaixo:

De 4 a 12 meses: ideal de horas de sono 12 a 16
De 1 a 2 anos
de idade: ideal de horas de sono 11 a 14
De 3 a 5 anos de idade: ideal de horas de sono 10 a 13
De 6 a 12 anos de idade: ideal de horas de sono 9 a 12
De 13 a 18 anos idade: ideal de horas de sono 8 a 10

Se você tem dificuldade em colocar as crianças na cama no horário certo, aqui estão algumas dicas que podem ajudar: 

  • Coloque as crianças para dormir no mesmo horário todos os dias;
  • Tente não alterar muito a rotina perto da hora do sono, porque isso pode provocar mudanças em seu comportamento;
  • Restrinja o contato das crianças com aparelhos eletrônicos antes de irem para a cama, visto que isso influencia diretamente no sono;
  • Tenha um tempo de qualidade com as crianças antes de se deitarem.

Essa pesquisa oferece um importante conhecimento, que pode direcionar as ações dos pais em relação ao cuidado com o sono das crianças, e também com a qualidade de vida de toda a família.

Não deixe de compartilhá-la com todos os pais que você conhece!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Tatyana Tomsickova / 123RF Imagens.



Deixe seu comentário