De acordo com especialistas, ver o parceiro apenas uma vez por semana é o segredo para uma relação duradoura

Ainda que cada momento com nossos parceiros seja especial e único, precisamos ter em mente que a única companhia que temos garantida pelo resto da vida é a nossa.

Quando entramos em um relacionamento, ou mesmo quando estamos ao lado de alguém há algum tempo, podemos conservar a crença de que, para que o amor permaneça vivo, precisamos estar ao lado da outra pessoa a todo tempo. Apesar de ser bom e importante para o casal que compartilhem momentos juntos, a realidade é que a convivência exagerada pode acabar causando o efeito contrário, aumentando a distância entre os dois.

Todos precisamos de um tempo só para nós mesmos, para ficarmos em nossa própria companhia e trabalharmos em nossos objetivos pessoais, porque mesmo quando estamos com alguém, ainda temos nossos sonhos particulares, não abrimos mão de nossa autenticidade quando entramos em um relacionamento, ou pelo menos não deveríamos.

Quando ficamos tempo demais nos concentrando em tudo lá fora, mas não em nós mesmos, perdemos o contato interior tão importante para nos manter sempre bem orientados em relação às nossas próprias vidas.

Ainda que cada momento com nossos parceiros seja especial e único, precisamos ter em mente que a única companhia que temos garantida pelo resto da vida é a nossa. Seremos nossos próprios companheiros para sempre, e por isso não podemos deixar de cuidar de nós mesmos, de nos fazer felizes, mesmo sem alguém ao nosso lado.

A importância do equilíbrio entre o tempo pessoal e ao dedicado ao parceiro também é apoiado por especialistas. O psiquiatra Scott Carroll e o psicólogo Seth Meyers concordam que os relacionamentos mais felizes e bem-sucedidos são entre duas pessoas que não se desesperam para ver seus parceiros todos os dias, e que priorizam a própria estabilidade do que um relacionamento romântico.

Seth Meyers, ainda acredita que ver o parceiro uma vez por semana já pode ser o suficiente:

“Para garantir, os casais estariam bem se vendo uma vez por semana durante o primeiro mês, e depois aumentando a frequência. Mais importante ainda, homens e mulheres não devem se sentir ansiosos ou apressados enquanto constroem um novo relacionamento. Quanto menos ansiosos se sentirem, mais chances o relacionamento terá de durar”, disse.

As pessoas que devem estar juntas, ficarão juntas de qualquer maneira, não é necessário usar a presença excessiva para garantir que alguém fique ao seu lado, porque isso nunca funciona. Quando aceitamos nosso direito à liberdade e começamos a praticá-lo em nossos relacionamentos, há muito mais sobre o que falar e viver junto da pessoa amada, porque nos permitirmos contemplar tudo de bom que existe à nossa volta, e isso abre nossas mentes e corações para uma existência mais significativa.

Se você viver sua vida em função de outra pessoa, algum dia acordará percebendo que desperdiçou muitas chances de criar a própria felicidade. Por isso, faça sua parte nos relacionamentos, mas lembre-se de investir tempo e esforços em si mesmo e em sua própria realização, assim será realmente feliz, com ou sem alguém do lado.

O que você acha? Concorda com os psicólogos? Comente sua opinião abaixo e compartilhe o texto em suas redes sociais!


Direitos autorais da imagem de capa: Babienochka / Pixabay



Deixe seu comentário