De acordo com pesquisa, marido pode ser responsável pelo ganho de peso da mulher

4min. de leitura

Quando entramos em um relacionamento, muitas vezes percebemos que nosso peso começa a subir. Isso porque, quando estamos mais próximos de uma pessoa que gostamos e vivemos uma relação feliz, tendemos a nos importar um pouco menos com a magreza e valorizamos mais os momentos ao lado de quem está conosco.



No entanto, se descuidarmos completamente de nossa rotina de alimentação e exercícios, corremos o risco de entrar em um estado de saúde preocupante.

Por isso, devemos estabelecer um equilíbrio saudável em nossos relacionamentos, porque os parceiros podem, sim, ter uma grande influência em nosso ganho de peso, e um estudo realizado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, comprova isso.

Foram estudados hábitos, saúde, genética de cerca de 20 mil pessoas escocesas. Os cientistas compararam a genética familiar e os ambientes domésticos das pessoas na infância e na idade adulta e relacionaram esses fatores às medidas ligadas à saúde e à obesidade. Um total de 16 medidas foram consideradas, incluindo a relação cintura / quadril, pressão arterial, conteúdo de gordura corporal e índice de massa corporal.

Os resultados mostraram que independentemente do tipo físico de cada indivíduo, a convivência com o parceiro dentro de uma mesma casa contribui de forma significativa para o aumento de peso.


Chris Haley, da Unidade de Genética Humana do Conselho de Pesquisa Médica da Universidade de Edimburgo, que conduziu o estudo, disse:

“Embora a genética seja responsável por uma proporção significativa da variação entre as pessoas, nosso estudo mostrou que o ambiente que você compartilha com seu parceiro na vida adulta também influencia se você se torna obeso e isso é mais importante do que sua educação“.

No entanto, também mostrou que os hábitos alimentares do parceiro também podem ajudar a mudar o cenário negativo:

“As descobertas também mostram que mesmo as pessoas que vêm de famílias com histórico de obesidade podem reduzir seu risco mudando seus hábitos de vida.”


Para que uma mudança de hábitos positiva aconteça, é essencial que o casal se motive constantemente, criando novas rotinas de alimentação e atividades físicas para ambos.

Os relacionamentos influenciam diretamente muitas áreas de nossas vidas, mas quando aprendemos a usar essa influência para o bem, apenas nos fortalecemos mais, enquanto pessoas e também enquanto casal.

Você já percebeu que engordou depois de começar um relacionamento? Como lidou com isso? Seu parceiro (a) é seu companheiro na hora de buscar uma vida mais saudável? Comente suas experiências abaixo e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: Luca Bertolli / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 30/01/2020 às 8:28






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.