Comportamento

De mendiga a modelo: a história da pobre menina cuja vida foi mudada por uma foto

capa site De mendiga a modelo a historia da pobre menina cuja vida foi mudada por uma foto

Durante um festival em Lucban, nas Filipinas, a menina foi fotografada quando pedia esmolas pelas ruas. Seu olhar profundo chamou a atenção de pessoas do mundo todo.

Os contos de fada têm sido, a cada ano, desmistificados pela realidade que pouco se aproxima de seu enredo. A promessa de príncipes em cavalos brancos, que irrompem num momento de desespero apenas para salvar a mocinha dos sofrimentos da vida, está muito distante da vida cotidiana, pois atualmente até essas histórias têm sido renovadas.

No lugar da mulher indefesa, vemos a protagonista que se salva e que ajuda todos ao seu redor, mostrando que as mulheres podem muito bem tomar as rédeas da própria vida. Indo de encontro a essas narrativas da fantasia, temos alguns casos que fogem da normalidade, como o de Rita Gaviola que, aos 13 anos, foi fotografada nas ruas de Lucban, nas Filipinas, quando pedia esmolas.

Chamada de “Cinderela de Lucban” ou de “Garota Bajau”, em referência à minoria étnica, também conhecida como ciganos do mar ou nômades do mar, de pescadores que habitam o Sudeste asiático, Rita foi clicada pelo fotógrafo filipino Topher Quinto Burgos, no Festival Pahiyas, em Lucban, em maio de 2016. Ela estava pedindo comida nas ruas durante o festival, e foi justamente quando o profissional capturou algumas imagens que traduzissem o local e a população.

O pai de Rita trabalhava como catador de material reciclável e sua mãe ficava em casa, cuidando dos seis filhos, incluindo a menina. Nenhuma das crianças frequentava a escola e a família mal conseguia colocar comida na mesa, por isso, sempre que podia, ela ia para as ruas em busca de doações.

2 De mendiga a modelo a historia da pobre menina cuja vida foi mudada por uma foto

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @itsritagaviola

Deparando-se com Rita nas ruas, Topher decidiu clicá-la para representar a população da região e sua realidade. O fotógrafo compartilhou as imagens nas redes sociais, e foi a partir desse momento que a vida da menina mudou completamente, já que sua beleza e seu olhar atraíram a atenção de muitas pessoas, incluindo famosos e rainhas da beleza do país.

3 De mendiga a modelo a historia da pobre menina cuja vida foi mudada por uma foto

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @itsritagaviola

A miss universo 2015, a também filipina Hillarie Danielle Parungao, a miss international Filipinas 2014, Bianca Guidotti, e a miss earth 2015, Angelia Ong, usaram seus perfis pessoais na época para elogiar a beleza de Rita, buscando dar ainda mais visibilidade para a garota. Com traços marcantes e uma postura considerada adequada para o mundo da moda, muitas marcas e grandes nomes da indústria começaram a chamá-la para trabalhos.

Com quase 200 mil seguidores no Instagram, Rita passou a conceder entrevistas, trabalhar para várias marcas importantes de seu país e internacionais, estrear em séries de TV, além de ser a participante mais jovem a entrar no reality show Big Brother das Filipinas. A fotografia, considerada aleatória por muitos, mudou a vida da jovem para sempre, fazendo com que sua família também pudesse ter novas oportunidades.

4 De mendiga a modelo a historia da pobre menina cuja vida foi mudada por uma foto

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @itsritagaviola

Em 2018, Rita publicou um vídeo no YouTube mostrando a nova casa onde ia morar com sua família. Ela agradeceu a Grace Kreutzer, uma fã que mora nos Estados Unidos e que a ajudou financeiramente para que a construção do seu novo lar fosse possível. Atualmente, com 18 anos, toda a euforia em torno de sua imagem já diminuiu consideravelmente, mas ela mantém sua popularidade nas redes sociais.

5 De mendiga a modelo a historia da pobre menina cuja vida foi mudada por uma foto

Direitos autorais: reprodução Instagram/ @itsritagaviola

Chamada até hoje de Cinderela de Lucban, Rita se mostra determinada a fazer da sua sorte um caminho de mudanças. Investindo na sua educação e fazendo alguns trabalhos de moda pontuais, ela tem mostrado que quer tomar as rédeas da sua história, fazendo daquela foto um pontapé para alcançar o mundo.

0 %