Gaby Cabrini, filha do renomado jornalista Roberto Cabrini, expressou descontentamento com a ideia de pais que escolhem não deixar heranças para seus filhos.
Durante uma edição do programa “Fofocalizando” no SBT, onde atua como comentarista, Gaby compartilhou suas opiniões logo após uma reportagem sobre celebridades que optaram por não incluir os filhos em seus testamentos.
Gaby declarou que aqueles que apoiam a ideia de pais não deixarem herança para os filhos possivelmente agem por “dor de cotovelo“. Ela ainda fez um apelo para que “deixem os herdeiros em paz“.
Eu sempre falo que os pais têm que usufruir. Ficar deixando tudo para filho tá errado, tem que usar. Agora, quando parte e não deixa a herança, ah, não, eu sou contra enfatizou Gaby.
Celebridades que optaram por não deixar herança
Diversas figuras públicas já se manifestaram sobre o tema, escolhendo não deixar seus bens para os descendentes. Confira alguns casos:
Ronaldo Fenômeno
O ex-jogador de futebol revelou que não pretende passar seu patrimônio para os filhos. Ronald, seu filho mais velho com Milene Domingues, compartilhou essa decisão no programa “No Lucro CNN“.
“Tem muita gente que realmente acha ‘ah pô é dinheiro do pai ou é dinheiro da mãe, é família, né. Tudo junto e misturado’. E não, ao meu ver, eu não gosto de enxergar desse jeito. Pô, meu pai mesmo brinca que não vai deixar herança nenhuma para mim e para os meus irmãos“, contou Ronald.
Ele ainda mencionou que a fortuna será destinada à Fundação Fenômenos, frisando a importância de buscar seu próprio sucesso:
Eu acho legal ter essa responsabilidade de saber que eu tenho que correr atrás do meu. Não é porque ele foi muito f*da no que ele fez, ou a minha mãe, que eu possa me aproveitar disso.
Gretchen
A cantora Gretchen também expressou que não planeja deixar bens para seus sete filhos. Conhecida por sua franqueza, ela afirmou que pretende usufruir de seus recursos até o fim.
Eu sou de gastar e não guardo nada. Às vezes, reúno eles [filhos] e falo: ‘Tratem de trabalhar, porque não vou deixar nada para ninguém. Antes de morrer, gasto tudo’ disse Gretchen durante uma participação no programa “Foi Mau”.
Jeff Goldblum
O ator Jeff Goldblum, cuja fortuna é estimada em cerca de 40 milhões de dólares (aproximadamente 229 milhões de reais), anunciou que seus filhos deverão buscar emprego, pois não pretende deixar herança para eles. Veja também outros famosos que adotaram uma postura similar.
Mark Zuckerberg
O fundador da Meta, Mark Zuckerberg, cuja fortuna se estima em 1,35 trilhão de reais, comprometeu-se a destinar seu patrimônio a projetos sociais. Após o nascimento de sua filha em 2015, ele expressou: “Queremos que você cresça em um mundo melhor do que o nosso. Faremos nossa parte para isso, não apenas porque a amamos, mas também porque temos uma responsabilidade moral com todas as crianças na próxima geração.”
Bill Gates
Bill Gates, cofundador da Microsoft, planeja deixar somente 1% de sua riqueza total, estimada em 614 bilhões de reais, para os filhos, doando o restante à sua fundação filantrópica. Ele defende: “É um desserviço para as crianças terem enormes somas de riqueza. Isso distorce tudo o que eles podem fazer ao criar seu próprio caminho.”
Elton John
O cantor Elton John, com um patrimônio de aproximadamente 3,2 bilhões de reais, pretende proporcionar uma vida confortável para seus filhos, mas não lhes deixará toda a sua fortuna. Em 2018, ele declarou ao jornal Mirror: “Qualquer coisa além do básico, eles têm que sair e ganhar por si próprios.”
Mick Jagger
Mick Jagger, líder dos Rolling Stones, compartilhou com o The Wall Street Journal que seus oito filhos “não precisam de US$ 500 milhões (R$ 2,8 bilhões) para viver“. Ele destinará sua fortuna a instituições de caridade para “fazer algum bem ao mundo“.
Jackie Chan
Jackie Chan, que possui um patrimônio de cerca de 2 bilhões de reais, afirmou que seus filhos devem construir suas próprias riquezas. “Se ele é capaz, pode ganhar o seu próprio dinheiro. Senão, eu estarei desperdiçando meu dinheiro“, disse sobre seu filho mais velho, Jaycee Chan.
Sting
O músico Sting, com uma fortuna também estimada em 2 bilhões de reais, revelou ao Daily Mail em 2014 que não pretende deixar grandes somas para seus filhos. “Eu certamente não quero deixar para meus filhos fundos fiduciários que são um fardo. Eles precisam trabalhar.”
Ashton Kutcher e Mila Kunis
Ashton Kutcher, junto com Mila Kunis, cujos patrimônios somam cerca de 1,4 bilhão de reais, falou no podcast Armchair Expert sobre seu desejo de que seus herdeiros sejam autônomos. “Vamos acabar doando nosso dinheiro para caridade e para várias coisas.”
Daniel Craig
O ator britânico Daniel Craig considera a ideia de herança “detestável” e planeja não deixar sua fortuna, estimada em aproximadamente 811 milhões de reais, para seus filhos. “Não quero deixar uma grande quantidade de dinheiro para a próxima geração. Acho que herança é algo desagradável. Minha filosofia é me livrar dela ou doar antes de partir.”