ColunistasPais e Filhos

Dedicar um tempo ao seu filho é prazeroso e essencial para o seu desenvolvimento!

DEDICAR UM TEMPO AO SEU FILHO capa e foto 01

Hora Preciosa!



Dedicar um tempo ao seu filho é prazeroso e essencial para o desenvolvimento dele

Chegar em casa após um dia longo e exaustivo de trabalho, e ainda ter que administrar o tempo para os filhos é muitas vezes complicado.

Todos os pais sabem dos desafios em se dividir entre as tarefas diárias e prestar atenção no desenvolvimento das crianças, porém esse tempo é muito importante para que elas se sintam seguras e cresçam de forma saudável.


Crianças anseiam por atenção e têm muitas coisas a dividir, principalmente nos primeiros anos de vida. E essa necessidade vai pelo menos até quando elas ingressam no sexto ano da escola, por volta de 10-11 anos de idade. Porém, independente da idade em que elas estão, sempre irão solicitar o auxílio dos pais.

dedicar-um-tempo-ao-seu-filho-foto-02

Pelo menos até os sete anos, a convivência e a vivência com os filhos são muito mais do que o cuidar e criar, é efetivamente participar do seu dia a dia, educando, passando valores e identificando se alguma coisa não vai bem. É o momento de observar:

A coordenação motora;


Se existe algum problema com o desenvolvimento da fala

Se está indo bem na escola.

Não é comum, por exemplo, uma criança de cinco anos não querer ir à escola, então a questão de estar presente para o filho é fundamental, principalmente até os sete anos, quando a personalidade vai ser concluída e é imprescindível essa relação entre os pais e os filhos.

Ainda que sua agenda esteja cheia, com certeza, você conseguirá tirar pelo menos q5 minutos para dar atenção que seu filho merece afinal o mais importante é a qualidade e não a quantidade. Desse jeito, os filhos jamais se esquecerão dos momentos especiais que passaram ao lado de seus pais na infância e na adolescência.


Nesses 15 minutos, vocês podem divertir em atividades de vida diárias, as chamadas AVD´s pois esta disposição de tempo vai colaborar na qualidade de tempo presente na vida de seus filhos além de já mostrá-los a importância de executar as tarefas diárias, com suas participações na organização da casa; casa organizada; vida menos bagunçada.

Com apenas algumas perguntas e brincadeiras, esse tempo terá mais qualidade e a criança se aproximará muito mais dos pais criando um vínculo afetivo sólido, de confiança mútua e de muito carinho e amizade.

Participar das tarefas escolares, brincar com eles, ler antes de dormir, acompanhá-los em atividades extras, faz com que sejam mais amigos extinguindo as cobranças futuras da falta de companheirismo. A criança vai se sentir muito mais segura com essa atitude dos pais, emocionalmente, ela vai se equilibrar, sentirá prazer em fazer as atividades com seus pais ou de tê-los perto naquele momento, vai conseguir compartilhar mais e cognitivamente terá maior capacidade de assimilação de aprendizado.

Isso influência muito no Desenvolvimento da Aprendizagem porque se sabe que quando a criança apresenta um emocional equilibrado, a questão da aprendizagem flui facilmente. Então, qualquer tipo de atitude dessas irá agregar inúmeros valores e fará com que essas crianças se sintam livres de qualquer sensação de fracasso ou de timidez.


A presença dos pais é fundamental para a formação da sua personalidade. Na vida da criança, o que realmente importa é a opinião dos pais, a aprovação e sua aceitação.

dedicar-um-tempo-ao-seu-filho-capa-e-foto-01

As crianças querem mostrar do que elas são capazes e se sentem importantes quando percebem que seus pais as admiram e as aceitam tal como elas são.


Como inventar um aDeus, se já foi amor?

Artigo Anterior

Aprenda a não contar muito com os outros!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.