6min. de leitura

Deitar-se com seu filho, quando é o seu horário de dormir, não é um “mau hábito”, é uma bênção!

Existem muitas “regras” inventadas por pessoas comuns sobre como criar os filhos.


Essas regras são baseadas em pré-suposições que, apesar de nem sempre representar a realidade, costumam ter muitos seguidores, especialmente os pais de primeira viagem que, na tentativa de criar bem os seus filhos, podem causar sérios prejuízos à vida deles.

Uma dessas regras equivocadas diz que dormir junto com os filhos causa um apego negativo nas crianças e as torna pessoas mimadas e extremamente dependentes. Apesar de todos sabermos que os excessos fazem mal, precisamos abrir os olhos para esse fato, porque o contato entre pais e filhos é positivo, e passar tempo juntos ajuda a promover um vínculo emocional saudável, que será fundamental no desenvolvimento do caráter das crianças.

Essa é uma visão apoiada por especialistas

Susan Krauss Whitbourne, professora de Psicologia e Ciências do Cérebro da Universidade de Massachusetts Amherst, conduziu uma pesquisa que mostrou que as crianças verdadeiramente cuidadas possuem muito mais chances de se tornarem adultos bem-sucedidos e com saúde mental e emocional estável.


“Quando você separa os exageros populares da criação apegada dos estudos científicos mais objetivamente orientados, é uma abordagem sensata que promove a saúde física e psicológica das crianças”, escreveu ela para o Psychology Today.

“Sabemos de uma extensa pesquisa que adultos apegados com segurança têm vidas mais felizes e menos cheias de conflitos. Há até pesquisas para sugerir que eles próprios podem ser melhores pais.”


Um artigo escrito e publicado no site Soccer Mom Blog pela dona do blog, Stacey, retrata muito bem a culpa que a grande maioria dos pais sente por não passar mais tempo perto dos filhos.

‘Mamãe, você vai deitar comigo? Só um pouquinho?’ E muitas noites é assim que as coisas acontecem (…). Meu marido e eu tentamos colocar as meninas na cama o mais rápido possível, para que possamos terminar nossas tarefas antes de encerrar a noite sozinhos. É fácil pensar que estamos tão ocupados que não podemos demorar um pouco para ficar com nossos filhos por alguns minutos. Ou talvez você tenha ouvido aqueles que afirmam que deitar com crianças na hora de dormir é um mau hábito. Mas talvez – como eu – exista uma pequena voz na parte de trás da sua cabeça que sussurra: você nunca recuperará esse momento. Essa voz é persistente. E fala a verdade.

Stacey diz que dedicar esse tempo aos filhos todos os dias é tão importante porque um dia as crianças podem deixar de se importar, de pedir esse contato, elas simplesmente se convencerão de que não são amadas pelos pais e viverão com esse sentimento ruim para sempre.

Patrice Marie Miller e Michael Lamport Commons, pesquisadores da Harvard Medical School, acreditam que as crianças criadas com mais presença dos pais recebem alguns importantes benefícios, como menor exposição ao estresse e redução de problemas de saúde mental.

Hábito provoca segurança aos pequenos

“Outro benefício psicológico importante é o apego seguro, que é a tendência da criança de procurar contato com os pais quando aflita e de ser efetivamente consolada por esse contato (…) o resultado de uma regulação emocional mais eficaz e do apego seguro é que as crianças se envolvem de maneira mais eficaz com tarefas essenciais de desenvolvimento, incluindo relacionamentos com colegas e educação”, disseram.

É preciso que os pais revejam as suas atitudes na hora de criar os seus filhos, porque todos os conselhos infundados que escolhem seguir afetam diretamente as crianças e na forma como se relacionarão consigo mesmas e com as pessoas ao seu redor.

Passar tempo com seus filhos é fundamental, isso não fará deles apegados ou mimados, mas sim amados e apreciados. Se você fica o dia inteiro fora de casa, dedique uns minutos do seu tempo para estar na companhia deles, perguntar sobre o seu dia, contar histórias e fazer carinho, certamente isso fará mais bem do que mal.

Poder estar com nossos filhos todas as noites é uma verdadeira bênção, algo que é negado a milhares de pessoas todos os dias, portanto valorize essa oportunidade da maneira certa, porque é um dos maiores presentes que você pode receber da vida.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: kho/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.