Família

“Deixem o pai participar da vida do filho!” — Marcos Mion

Foto: Reprodução
capaDeixem o pai participar da vida do filho Marcos Mion

Confira a reflexão do ator e apresentador!

Uma das maiores queixas das mulheres sobre os pais de seus filhos, estejam eles juntos ou não, é a falta de responsabilidade e cuidado com as crias. Não precisamos ir muito longe para ver uma mulher chateada porque a outra parte não divide com ela os cuidados e os gastos, o que faz com que se sintam sobrecarregadas.

Já se tornou hábito defendermos as mães que passam por essa situação, especialmente se acompanhamos as dificuldades que enfrentam todos os dias para garantir que os filhos tenham o que precisam.

No entanto, será que existe outro lado nessa história? Será que alguma razão, além da falta de responsabilidade, pode estar por trás da ausência de muitos homens da vida dos filhos?

O apresentador Marcos Mion publicou uma reflexão em sua coluna na Crescer abordando alguns dos motivos da ausência dos pais na rotina dos filhos.

2 Deixem o pai participar da vida do filho Marcos Mion

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @marcosmion

Mion, pai de três, já começa dizendo que não há como saber se os homens se distanciaram dessa responsabilidade porque, pela natureza, devem trabalhar a fim de prover para a família, ou porque as mulheres ao seu redor, sejam as mães, as companheiras ou as sogras, dizem a eles que são ruins em trocar as fraldas, esquentar o leite ou segurar seus filhos.

Segundo o ator, os pais precisam conviver com a famosa frase: “Dá aqui o bebê, deixa que eu cuido, antes que você faça uma besteira!”

Segundo sua reflexão, por motivos como esse, alguns pais não estão presentes na vida dos filhos, e não há muitas razões para culpá-los, uma vez que já faz parte da nossa cultura os pais trabalharem fora e as mães cuidarem dos filhos.

Comprovando seu ponto de vista, ele diz que já viu vários pais que cuidam dos filhos sendo criticados quando estão passeando com os herdeiros, fazendo comentários do tipo: o que faz um pai de bolsa e mamadeira em punho, às 15h de uma quarta-feira, com um bebê no parquinho?! Para ele, esse é um exemplo de preconceito.

Depois das suas considerações, Mion faz um apelo às mães: “Deixem o pai participar da vida do filho! Ele não vai fazer tudo como você gosta, mas vai dar um jeito. E vai ser lindo! Sabe por quê? Porque ele é o pai”.

3 Deixem o pai participar da vida do filho Marcos Mion

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @marcosmion

Mion diz que os filhos são 50% mãe e 50% pai, por isso os homens também têm direito de participar da criação deles. Os filhos precisam dos pais assim como das mães, e os homens precisam dos filhos, assim como precisam respeitar, opinou o apresentador. Ainda disse trabalhar para ajudar os homens a compreenderem a importância de serem presentes para os pequenos.

Marcos Mion diz que compreende que muitas mulheres não acreditem que o movimento em favor da presença dos pais na vida dos filhos não diz respeito a elas, porque existem homens que não querem assumir essa função. Como exemplo, ele cita os mais de 5,5 milhões de crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento em nosso país.

4 Deixem o pai participar da vida do filho Marcos Mion

Direitos autorais: Reprodução Instagram / @marcosmion

No entanto, o apresentador pontua que, se esses homens estiverem realmente presentes no dia a dia, não há como não se derreterem com um “eu te amo” dos filhos.

Finalizando a mensagem, Mion reforça o pedido para que as mulheres convidem os pais para participarem de coisas como alimentação ou banho, porque eles darão um jeito de fazer o seu melhor, e acrescenta: “Tenha fé no pai do seu filho!”