publicidade

“deixemos a mãe descansar”: o presépio que comoveu o coração do papa

O presépio é uma decoração muito comum na época do Natal, que celebra o nascimento de Jesus Cristo.



Os presépios mostram de uma maneira mais simples como aconteceu o nascimento do salvador cristão.

Ele é formado por alguns elementos tradicionais, como animais, pastores, anjo, estrela, reis magos, José, Maria, o Menino Jesus e os presentes dos reis magos: ouro, incenso e mirra.


Esse é o presépio tradicional, que a maioria de nós conhece, que montamos em casa ou vemos representado mundo afora. No entanto, uma nova representação desse momento marcante para os cristãos foi criada e chamou atenção até mesmo do papa.

O papa Francisco declarou que, no dia de seu aniversário, 17 de dezembro, viu uma imagem de um presépio diferente, que foi chamado de “Deixemos a mãe descansar”.

Esse presépio possui uma composição mais realista sobre a maternidade. A imagem, que está espalhada pelas redes sociais, mostra Maria dormindo enquanto José segura o Menino Jesus.


O papa ficou tocado com a representação e comentou que a imagem mostra “a ternura de uma família, de um casamento”:

“Quantos de vocês têm que dividir a noite entre marido e mulher pelo menino ou menina que chora, chora e chora?”, disse.

Esta representação mostra a verdadeira mensagem do presépio, explicou o pontífice, e completou: “E também podemos convidar a Sagrada Família para o nosso lar, onde há alegrias e preocupações, onde todos os dias acordamos, comemos e dormimos perto de nossos entes queridos. O presépio é um evangelho doméstico.”

Este ano, o papa reforçou o valor da tradição dos presépios. Em uma viagem a Greccio, na Itália, onde o primeiro presépio vivo foi criado por são Francisco de Assis, ele lançou uma carta apostólica sobre o simbolismo e o propósito das representações do nascimento de Jesus.

Ele também compareceu a uma exposição de 100 presépios de todo o mundo, que acontece no Vaticano.

O papa disse que o presépio é uma maneira “simples, mas eficaz” de preparar nosso coração para o Natal, o nascimento de Jesus, reforçando a importância de mantermos essa tradição em nossos lares.

“De fato, o presépio é como um evangelho vivo (Carta Apostólica Admirabile signum, 1). Traz o Evangelho para os lugares onde se vive: para as casas, escolas, os locais de trabalho e de reunião, hospitais, asilos, prisões e praças. E lá, onde moramos, isso nos lembra algo essencial: que Deus não permaneceu invisível no céu, mas veio à Terra, tornou-se homem, criança.”

E continua o documento: “Montar o presépio é celebrar a proximidade de Deus. Deus sempre esteve perto de Seu povo, mas quando Ele encarnou e nasceu, Ele estava muito próximo, muito próximo. Montar o presépio é redescobrir que Deus é real, concreto, vivo e respira (…).”

Francisco também descreve o Menino Jesus e a importância de visitá-Lo no presépio:

Algumas imagens retratam a Criança de braços abertos para nos dizer que Deus veio abraçar nossa humanidade. Por isso, é bom estar na frente da manjedoura e ali confiar nossa vida ao Senhor, conversar com Ele sobre as pessoas e situações com as quais nos preocupamos, fazer um balanço do ano que está chegando ao fim, compartilhar com Ele as nossas expectativas e preocupações.

O papa, como sempre, inspira muita reflexão, pois suas mensagens são cheias de sabedoria. Deus está sempre ao nosso lado, ele faz parte de nossa vida, de todas as formas, e quando mantemos viva a tradição do presépio, podemos entrar em contato com o lado mais “humano” Dele e convidá-Lo para estar sempre conosco.

O presépio nos traz essa aproximação com o divino, algo de que muitas vezes sentimos falta em nosso cotidiano. Ele torna nossa conexão mais tangível, por isso deve ser sempre presente em nossa casa nessa época do ano.

Que neste Natal e em todos os outros, Jesus possa estar mais perto de você e sua família, renovando-os e trazendo-lhes alegria e amor.

Feliz Natal!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa: reprodução. Direitos autorais da imagem 1: Daniel Mafra.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.