Demonstrar sentimento não é sinal de fraqueza!

Quem foi que disse que ser sentimental ou deixar transparecer sentimentos diante às situações da vida é sinal de fraqueza? Todo mundo tem sua maneira de lidar com seus momentos, então não fique com vergonha ou medo de expor isso, caso você se sinta bem compartilhando com outras pessoas o que realmente você está sentindo agora.

A vida não tem manual de instruções. E muitas são as vezes que somos polidos por pensamentos alheios, em sua maioria muito distantes da nossa realidade, por pessoas que não têm empatia com a dor que nos corrói por dentro. Aliás, aqui está uma palavrinha muito pertinente: empatia, que nada mais é do que a capacidade de “compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias”. Entendem?

Demonstrar que você está triste – afinal, a vida é feita de momentos capazes de abalar o nosso mundo completamente -, não lhe faz uma pessoa fraca, muito pelo contrário. Faz você ainda mais humano.

João pode ter facilidade em guardar tudo para si, mas Maria precisa muito falar sobre o que está acontecendo ou até mesmo gritar para amenizar.

O mundo está cada vez mais individualista e muitos dos problemas emocionais estão ligados também ao fato do ser humano estar se privando de sua expressão, mascarando o seu sentir, tudo em virtude do medo, da insegurança e da opinião alheia.  Certo dia, por exemplo, você pode sofrer uma perda afetiva tão grande e acabar perdendo temporariamente a direção do seu caminho, na mesma proporção do acontecimento lhe deixar como uma lacuna enorme dentro do peito. Diante disso, você pode se isolar, ficar quieto, mas também pode não querer esconder o seu sofrimento ou não querer mentir para todos que está muito bem. Talvez, você queira saber se outras pessoas se sentem ou sentiram iguais e como elas lidam ou lideram com isso. Compartilhar e dividir situações semelhantes muitas vezes ajuda. Nesta hora, você tem todo o direito de compartilhar sua tristeza.

Você é livre para falar com se sente, da forma que você achar conveniente. Isso não é vergonha, viu? Forte é também aquele que tem coragem, nesse mundo duvidoso, de mostrar quem realmente é. Não tenha vergonha de procurar ajuda e de encontrar conforto, nem que seja só através de palavras escritas.

Sabemos que nem todos os dias são feitos de sol, justamente porque que a chuva também é essencial. Aliás, viver é também saber dançar na chuva, não é mesmo? Da mesma forma os dias difíceis, a dor e a tristeza sempre existirão e nos ensinarão que assim como a chuva, eles passam.

Ouço muito que “quando você compartilha seus problemas, muitos ficam rindo e torcendo pela sua desgraça.” Lamento muito pelas pessoas que gastam suas energias achando prazer na desgraça alheia. Acredito muito na lei do retorno. Aliás, se tem algo que precisamos aprender é que as pessoas só nos atingem quando damos este poder a elas.

Então, seja você sempre. E não tenha medo de demonstrar seus sentimentos.

Luz e Paz!

_______________

Direitos autorais da imagem de capa: racorn / 123RF Imagens



Deixe seu comentário