4min. de leitura

Dentista brasileiro cria ONG para oferecer tratamento dentário gratuito a pessoas carentes de todo o país

Nem todos nós somos grandes fãs das visitas ao dentista, mas não podemos negar que a saúde bucal é fundamental para levarmos uma vida saudável.



Infelizmente, nem todos nós temos acesso a esse tipo de tratamento, seja pela falta de dinheiro ou de sua disponibilidade nas unidades públicas de saúde.

De acordo com estimativas do Conselho Federal de Odontologia, em média, 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista, a principal causa disso é a falta de condições financeiras.

Essa é uma realidade alarmante, mas felizmente existem muitos projetos que levam atendimentos gratuitos de diversas áreas de saúde a regiões mais afastadas dos grandes centros.


Por um sorriso

Um desses projetos foi criado pelo dentista Felipe Rossi, de 38 anos. A ONG Por1sorriso leva tratamento dentário a pessoas carentes de dentro e de fora de nosso país. “O objetivo é fazer atendimento, no nível de consultório odontológico, em comunidades que não têm acesso a esse serviço”, disse Felipe em entrevista ao R7.

A equipe da ONG conta atualmente com 19 profissionais que, além de levar tratamento dentário para os que necessitam, também despertam alegria e esperança em cada pessoa atendida.


Custos inibem a participação de voluntários

São mais de 4.000 voluntários cadastrados na plataforma da organização mas, na prática, os números são inferiores. “Existem custos com os quais as pessoas têm que arcar e, com isso, muita gente acaba desistindo de ir na ação. É sempre muito difícil fechar a equipe”, explica Felipe.

Os trabalhos da equipe não são realizados apenas no Brasil, a ajuda se estende a países africanos, como Moçambique e Quênia.

Além de oferecer os itens básicos de higiene bucal, como pasta de dente e escova, a ONG de Felipe também realiza exames para identificar o tipo de problema dos pacientes, bem como orientar os procedimentos adequados para cada caso. Têm prioridade os pacientes que sofrem com dor ou que precisam de dentadura.

“Fazemos tudo: canal, restauração, dentadura”, contou Felipe.

Para fazer todo esse trabalho, a ONG de Felipe conta com o apoio de duas empresas que pertencem a amigos pessoais do dentista e também da Colgate, que anunciou recentemente uma parceria com o grupo. Além disso, qualquer pessoa pode contribuir para o projeto, fazendo doações mensais diretas em um espaço do site da ONG. Os valores variam de R$ 10 a R$ 200. Depósitos bancários de qualquer valor também são aceitos.

Muitas vezes, temos dificuldade de compreender a importância de uma ação, se não temos nenhum estímulo visual, por isso mostramos abaixo algumas das transformações já realizadas pela ONG de Felipe.

Esperamos que as imagens toquem o seu coração, façam você perceber a beleza do trabalho que vem sendo realizado e, quem sabe, o motivem a ajudar de alguma maneira.

Devolver sorriso, dignidade e alegria às pessoas é uma das atitudes mais nobres que uma pessoa pode realizar.

Confira as imagens abaixo!

Incrível demais, não é? Se gostou, comente abaixo e compartilhe o grande exemplo com seus amigos nas redes sociais!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais das imagens utilizadas no texto: reprodução Instagram/por1sorriso.

Você sabia que O Segredo está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.