Comportamento

Depois da formatura, filho se ajoelha diante da mãe para agradecer-lhe por seus sacrifícios

Edward fez questão de ir até sua mãe e ajoelhar, em agradecimento, pelo que fez em sua vida, mostrando que deve tudo a ela.



O estudo é uma importante ferramenta, capaz de garantir que pessoas da periferia e das margens da sociedade consigam mudar suas realidades. Através da educação, a qualidade de vida dos indivíduos muda, eles se sentem mais dignos e conseguem empregos que condizem com suas habilidades.

O problema é que a educação não é para todos. Pode parecer uma afirmativa estranha e pessimista, mas não são todos os indivíduos que conseguem frequentar a escola, menos ainda a faculdade, porque não têm oportunidades ou chances para isso. Mesmo que a escola forneça os instrumentos para que os cidadãos tenham poder, sabemos que nem todos têm acesso a eles.

No Brasil, a maioria das pessoas que entram nas universidades públicas são de classes alta e média, que tiveram a oportunidade de frequentar escolas particulares no ensino médio e fundamental.


Os estudantes de classes menos favorecidas precisam frequentar escolas públicas, que não possuem a mesma qualidade que as pagas, por inúmeros motivos.

O resultado dessa equação é que os alunos que não têm dinheiro para pagar a faculdade acabam perdendo a oportunidade de se graduar, isso quando conseguem finalizar a educação básica, já que muitos precisam parar muito antes para trabalhar e ajudar a complementar a renda familiar.

Todos os jovens de origem humilde sabem do que tiveram de abrir mão ou o quanto batalharam para entrar numa faculdade proeminente. Edward teve a sorte de contar com o sacrifício e apoio incondicional de sua mãe ao longo da jornada, o que lhe garantiu se formar.

Assim que pegou seu canudo, sem ao menos tirar a beca, a primeira coisa que o jovem fez foi ir ao encontro da matriarca e ajoelhar aos seus pés, agradecendo-lhe por tê-lo feito estudar.


Foi o esforço da mãe que garantiu ao jovem trilhar parte do seu caminho, foi no suor do trabalho dela. Muitos sabem o que significa receber apoio de uma pessoa querida ou um familiar, quando o mundo todo já está contra você, quando a estatísticas e a probabilidade jogam contra o seu sucesso diariamente.

Direitos autorais: reprodução LinkedIn/Ayodeji Odeyele.

Toda vez que uma pessoa da periferia alcança seus objetivos e consegue obter sucesso, torna-se a inspiração que faltava para muitas outras da comunidade, que passam a sonhar cada vez mais alto, especialmente os jovens e crianças.

O certo seria que a desigualdade social não existisse, que as pessoas tivessem oportunidades iguais, mas a verdade é que não as têm.


Direitos autorais: reprodução LinkedIn/Ayodeji Odeyele.

Esse caso foi compartilhado no perfil do LinkedIn de Ayodeji Odeyele, publicando as fotos que tanto emocionam. A história acabou viralizando na rede, com mais de 20 mil curtidas e cerca de mil comentários, todos enaltecendo a beleza daquela cena, totalmente desprovida de outra intenção, que não a de mostrar a pureza do amor de uma mãe retribuída pelo filho.

O que achou deste caso?

Comente abaixo e compartilhe este conteúdo nas suas redes!


Na luta contra a fome, mulheres se unem e doam mais de 70 mil marmitas para famílias pobres

Artigo Anterior

Os 3 signos com os mais altos níveis de inteligência emocional. Eles se superam em qualquer situação!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.