3min. de leitura

Depois da primeira mentira, toda verdade se torna duvidosa

A mentira é a principal causa do fim de muitos relacionamentos, por ter a capacidade de prejudicar anos de felicidade e confiança.

É como uma gota negra em água límpida, como uma fruta podre em meio a uma boa colheita. Por menor que seja, seu potencial de destruição é gigante.


Quando alguém que amamos mente para nós, nós nos sentimos enganados, traídos, e é muito difícil; em alguns casos, impossível, superar esse momento e retomar a rotina com facilidade, como se nada tivesse acontecido, ainda que desejemos.

A mentira deixa sua marca em nossos corações e, querendo ou não, sempre sentiremos medo de sermos traídos novamente por essa pessoa. Dificilmente deitaremos a cabeça no travesseiro, certos de que podemos descansar com plena confiança no outro.

Depois da primeira mentira, toda verdade se torna duvidosa, todo carinho se torna enganoso, toda demonstração de amor e lealdade se torna descartável.

Precisamos controlar o hábito da mentira em nós mesmos, porque todos nós mentimos, e muitas vezes essas mentiras nos cobram um preço muito alto. Não podemos nos esquecer de monitorar os nossos relacionamentos, buscando sempre nos distanciar daqueles que não agem com honestidade conosco.


Muitos ainda preferem viver uma vida de mentiras, aparentemente perfeita, do que se arriscarem na honestidade, que muitas vezes pode ser cruel. Ainda assim, é sempre melhor uma dor temporária do que uma vida inteira de infelicidade e enganação.

Para vivermos nossas vidas da melhor maneira possível, devemos priorizar a verdade em todas as nossas atitudes, relacionamentos e pensamentos. Nossa palavra deve ser nosso maior tesouro e deve inspirar respeito naqueles com quem vivemos. Afinal, ainda que nem sempre seja fácil optar pela verdade, ela sempre levará aos melhores resultados.

Que aprendamos a oferecer verdade e exigi-la também. Nossas vidas fluem melhor quando a honestidade vem em primeiro lugar.


Ainda que você possa ser enganado, magoado, abandonado por ter um compromisso com a verdade, nunca comprometa o seu caráter!

Mantenha-se leal a quem você realmente é, e a vida o recompensará com as mais belas e justas recompensas!


Direitos autorais da imagem de capa: Ilustração de Dilka Bear.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.