5min. de leitura

Depois de saber disso, você fará da pipoca sua melhor amiga!

Esses incríveis benefícios da pipoca surpreenderão você!


Presente nos cinemas, nas reuniões com os amigos, festas de aniversário e até mesmo nas refeições mais simples em casa, a pipoca é uma grande companheira de pessoas do mundo inteiro.

E o mais interessante é que, além de ser gostosa, leve e ajudar a matar a fome, a pipoca também traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. As vantagens da pipoca são derivadas principalmente da quantidade de fibras, compostos polifenólicos, antioxidante, vitaminas do complexo B, manganês e magnésio.

Você conhece alguns dos benefícios da pipoca? Se ainda não ouviu falar sobre esse lado do alimento, confira a lista abaixo, você poderá se surpreender!


Os benefícios da pipoca para a saúde!

1. Ajuda na digestão

As fibras presentes na pipoca facilitam os movimentos intestinais suaves e previnem a constipação. Elas também estimulam o movimento peristáltico dos músculos intestinais lisos e induzem a secreção de sucos digestivos, o que mantém o sistema digestivo saudável.


2. Possui grande quantidade de fibras


As fibras permitem que o intestino funcione melhor e também fazem com que a saciedade dure mais tempo, visto que são digeridas mais lentamente.


3. Reduz os níveis de colesterol

O tipo de fibra presente na pipoca elimina o excesso de colesterol das paredes dos vasos sanguíneos e artérias, o que causa diminuição geral de colesterol no organismo, reduzindo também as chances de doenças cardiovasculares perigosas.


4. Contém grande quantidade de antioxidantes – chega a ser o dobro da de frutas

Os antioxidantes estão presentes em grande quantidade na pipoca, quase o dobro da que existe nas frutas, e isso ajuda muito a prevenir doenças degenerativas, como câncer e diabetes.


5. Regula os níveis de açúcar no sangue

Mais uma vez, as fibras da pipoca fazem um papel especial em nosso organismo. Quando o corpo está muito bem alimentado com fibra, ele regula muito melhor a liberação e os níveis de açúcar no sangue e de insulina. Essa é uma grande ajuda para aqueles que sofrem de diabetes.


6. Combate o envelhecimento

Os antioxidantes presentes na pipoca combatem os radicais livres, fatores que provocam a velhice, o que significa o retardamento do envelhecimento natural.


7. É rica em polifenóis

Joe Vinson, Ph.D. da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, descobriu que a casca da pipoca contém grandes quantidades de compostos polifenólicos e fibras. Ele apresentou sua pesquisa no 243º Encontro Nacional e Exposição da Sociedade Americana de Química (ACS) 2012.

Segundo ele, a pipoca tem níveis concentrados de antioxidantes saudáveis, uma vez que possui apenas 4% de água, enquanto frutas e legumes têm 90% de água, fazendo com que os polifenóis sejam diluídos. Além disso, é um dos únicos lanches que são um grão inteiro não processado. No entanto, ele deixa claro que esses benefícios são colhidos apenas na pipoca de fogão estourada no ar, pois as versões de micro-ondas ou feitas no fogão com muito óleo e manteiga não são recomendadas.

Esses benefícios são grandes estímulos para manter milho de pipoca em casa.

Tenha sempre o cuidado de evitar pipocas de micro-ondas ou cheias de manteiga ou óleo, porque não fazem bem para a saúde.

Compartilhe essa notícia com todos os seus amigos que também são fãs de pipoca e marque uma maratona de filmes e séries juntos para se divertirem e cuidarem da saúde ao mesmo tempo.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais das imagens de capa licenciada para o site O Segredo: David Kadlec/123RF Imagens.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.