Comportamento

Depois de um dia de trabalho, médico exibe a dura realidade dos profissionais de saúde na pandemia

O médico Sohil Makwana compartilhou em sua rede social uma foto mostrando como fica após um dia de trabalho, relatando sua árdua rotina na área da saúde na Índia.



A Índia e o Brasil juntos somam mais da metade de todos os casos de coronavírus do mundo, o que acende um alerta para os sistemas de saúde, já que os leitos estão cada vez mais ocupados e muitas pessoas não conseguem o apoio médico necessário. O país do Oriente já soma mais de 20 milhões de infectados e se tornou o terceiro país com mais mortes do mundo.

Reportagens recentes revelam que o sistema de saúde indiano está à beira do colapso e que as acomodações são tão precárias, que muitos pacientes tentam fugir do local. O país tem corrido contra o tempo em busca de novos leitos e profissionais da área da saúde capazes de atender à quantidade de pessoas infectadas que aparecem todos os dias.

Em fevereiro deste ano, as autoridades decidiram fechar o Centro de Atendimento Sardar Patel Covid, porque achavam que não existia mais o vírus em solo indiano.


As equipes médicas disponíveis precisam dobrar os turnos, tentando atender ao volume de pacientes. Sem leitos, com poucos profissionais e pacientes chegando a todo momento, os médicos têm se desgastado cada vez mais.

O médico Sohil Makwana compartilhou recentemente uma foto mostrando seu antes e depois.

As imagens chegam a provocar angústia, o profissional termina o dia completamente encharcado de suor, com o semblante cansado e o corpo exausto. Mas a situação de seu país o impossibilita de simplesmente encerrar um turno e ir descansar. Na legenda da sua foto, ele explica que está indo para o quinto round, ou seja, o descanso ainda está longe de chegar.


 




Ver essa foto no Instagram



 

Uma publicação compartilhada por DR_SOHIL (@dr_sohil)


Na primeira imagem, ele usa seu traje especial contra a covid-19 e todos os equipamentos de proteção individual necessários; na imagem ao lado, o traje social completamente molhado.

A imagem sensibilizou muitas pessoas nas redes sociais, que pedem que ele tome cuidado, que descanse, além de muitos agradecimentos, já que o médico é responsável por salvar a vida de muitas pessoas ao longo do dia.

A quantidade de pacientes que precisam de internação na Índia é cada vez maior, mostrando que o sistema de saúde está em completo colapso, já que não existem leitos e oxigênio para todos que precisam.

Cada vez mais, imagens de pessoas morrendo nas ruas, sendo transportadas em veículos comuns, mesmo depois de mortas, e fogueiras incinerando os corpos têm circulado na internet.

O momento é tão complexo que se assemelha muito ao grande colapso em Manaus, quando os cilindros de oxigênio eram insuficientes para os pacientes. Muitos morreram tentando respirar, nos corredores, em casa, com esperança de que iam se salvar. A melhor forma de ajudar profissionais de saúde que tanto se doam para a população é fazendo nossa parte, ficando em casa, mantendo o distanciamento social, usando máscara e evitando aglomerações.

O que você achou deste conteúdo?

Comente abaixo e compartilhe-o nas suas redes sociais!

Ameaçado por ser gay, homem recebe ajuda de mais de 100 pessoas e pinta casa com as cores do arco-íris

Artigo Anterior

Com ajuda de cãozinho, recém-nascida abandonada em bueiro é salva!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.