Bem-Estar e SaúdeComportamentoDicas

Depressão não é frescura! conheça 10 sintomas que você não deve ignorar:

depressaonaoéfrescura


Alguns “fatores-chave” são ligados à depressão, caso o quadro se mantenha por um longo período

Nem sempre essa doença se manifesta de maneira tão óbvia. Tristeza profunda, energia baixa, falta de esperança, apatia, pensamentos pessimistas e dificuldade para sentir prazer são alguns dos sintomas que podem ser ligados à depressão.

A depressão também pode provocar sintomas que não são facilmente notados pelo portador ou pelas pessoas de seu convívio diário, atrasando o seu diagnóstico e prejudicando o seu tratamento.


Uma consulta com um profissional é primordial, porém listaremos abaixo alguns sintomas que devem ser observados, especialmente se eles permanecerem por um longo período ou se aparecerem em conjunto.

Dificuldade de concentração

A pessoa fica desatenta, pouco objetiva e age  como se estivesse no mundo da lua. Esse fator,  normalmente é atribuído à pessoas que são naturalmente mais desligadas, estão muito cansadas ou com estresse mental. Fique de olho!



Memória prejudicada

Lapsos, atos falhos, esquecimentos, atrasos em compromissos, no trabalho, enfim, fatores que são ligados à vida moderna mas que também podem significar um sintoma de depressão.


Distúrbio do sono


Insônia, sono agitado, sono não reparador e até mesmo a hipersonia, que é um quadro em que pessoa dorme demais e fica muito sonolenta durante o dia, pensando o tempo todo em voltar para a cama.


Alteração de apetite

A pessoa não consegue sentir prazer em saborear alimentos que costumava adorar. Pode acontecer também o inverso. A pessoa ter um aumento na vontade ingerir alimentos em excesso ou álcool.



Descuido com a aparência e higiene pessoal

Hábitos cotidianos como tomar banho ou fazer a barba são frequentemente esquecidos. Pode acontecer também um desleixo nos cuidados com a limpeza. A vaidade é totalmente abandonada e a pessoa começa a apresentar uma aparência de descuido, relaxo, descaso.



Dor sem justificativa física

Tontura, falta de ar, palpitação, dores vagas e imprecisas, em várias partes do corpo como cabeça, estômago, músculos ou na coluna, podem ser sintomas de uma pessoa deprimida. As vezes, a causa de nenhuma dessas dores é constatada através de exames médicos.


Perda ou ausência de libido


Desgaste na relação e falta de entrosamento. A queda na libido também pode ser um sinal de depressão.


Culpa e vergonha 

São sentimentos muito comuns em indivíduos deprimidos. Eles têm atitudes de autopunição e se privam de sua própria felicidade. Passam a enxergar o mundo escuro e se retraem.



Insociabilidade

Afastamento de amigos, parentes ou até mesmo das rotinas que a pessoa executava e tinha prazer.



Mau humor, irritação, agressividade

Se irritar com facilidade é um sintoma que pode passar desapercebido, porém pode ser um sinal de algo patológico. Deprimidos também podem aparentar excesso de ansiedade, o que os leva a ter insegurança e falta de iniciativa.

_________

Publicação de: Mudanças de Paradigmas

Pesquisadores de harvard dão 5 dicas de como criar crianças éticas e bondosas:

Artigo Anterior

Princesa dos tempos modernos…

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.