Depressão, o nome já diz tudo, é uma pressão absurda!



Sim, a depressão é de uma pressão absurda! Mas quando tudo parecer muito difícil, pare e leia isto!

O nome já resume tudo: “depressão”…  é uma pressão! Uma pressão enorme que a gente nem tem tempo de saber de onde e quando caiu de paraquedas em nossa vida! Uma pressão tão forte que é capaz de nos derrubar numa cama por dias, meses, anos ou por toda uma vida. Uma pressão que suga toda nossa força, como se um vampiro gigante, destes da Saga Crepúsculo, sugasse toda nossa energia… (só que não é lindo como o Edward Cullen) deixando-nos sem fome… sem ânimo… sem forças para reagir. Eu disse força, porque vontade a gente tem, mas não consegue usar.

E se como não bastasse esse peso, ela nos sufoca, como se tivéssemos 24 horas por dia uma mão estrangulando a nossa garganta! Ela nos machuca fazendo doer cada parte do nosso corpo, ela nos faz pirar! Cada dorzinha dessa na nossa cabeça se transforma em uma doença terminal. Quantas vezes você já morreu desde que descobriu essa companheira de peso?

Como se não bastasse (parte 2) é uma pressão da sociedade, também. Tenho certeza de que você já escutou: “Reaja, garota! Procure alguma coisa para fazer, levante-se desta cama… que frescura… isso é falta de Deus!”

Eu já perdi as contas, e sei que você também, mas não ligue, você não tem que se preocupar com o que acham de você nesse momento, aliás, é o que menos você precisa nessa hora.

Mas por que será que é tão difícil as pessoas entenderem que ninguém gosta de sentir tudo isso? Por acaso essas pessoas pedem para alguém, que está com qualquer outra doença, levantar da cama, por que é frescura e falta do que fazer? Sim, porque se vocês não sabem, depressão é uma doença! Uma vez eu escutei que é um câncer da alma, mas isso eu já me recuso a aceitar. E justamente por essa recusa, eu resolvi lutar… porque o corpo é temporário e perecível, mas a alma não. Ela é eterna… e ninguém quer levar essa “pressão” para além da eternidade, não é mesmo?

Então, agora eu lhe digo: “Levante-se! Não porque você está com frescura, mas porque você é muito mais forte do que imagina e, infelizmente ou felizmente, essa força só aparece quando você necessita ser forte



Eu não estou dizendo que é fácil, não; mas Deus só dá as maiores batalhas para os seus melhores guerreiros! Cada segundo, a princípio, vai parecer uma eternidade, mas vai passar.

Tudo passa. Às vezes, ela vai aparecer. Sabe quando você está tranquila no quarto e alguém bota a carinha na porta? Pois é! É bem assim, mas a gente deixa ela entrar, ficar um bocadinho e, se ela demorar muito, a gente coloca uma vassoura atrás da porta, como a gente aprendeu com as nossas avós, para espantar visita chata! E ela vai embora.

No fim, você aprende que muitas vezes a vida nos ensina sobre a resiliência de uma forma não tão convencional, e que toda situação que a gente passa é aprendizado, aprendizado que muitas vezes fica aí, no nariz da gente, e a gente se recusa a ver; mas ela, “a vida”, encontra outra forma de nos ensinar.

Não desista! Você vai sair dessa, assim como eu saí. Só respeite o seu tempo e aprenda a escutar o que essa situação quer lhe ensinar. Faça silêncio, deixe o seu coração desacelerar, fale com pessoas queridas, aproxime-se mais da natureza, pratique exercício e, mais que tudo, tenha paciência, pois as lágrimas vão parar de cair e você vai curar suas feridas, aquelas que você mesmo fez, sem perceber! E vai voltar a sorrir.

Por mais que seja difícil, é só uma fase, vai passar! Mesmo que demore, vai passar. Confie em mim! Eu já passei por tudo isso e cheguei até aqui!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: gaudilab/123RF Imagens.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.