publicidade

Depressão – tempo não cura tudo!

Ao longo dos últimos anos, tenho-me apercebido de que ainda há muito preconceito no que diz respeito a doenças do foro mental. Este preconceito vem, inclusive, de algum pessoal médico, que acha que depressão e ansiedade são sinais de fraqueza.



Não, não são. Há grandes probabilidades de quem tome antidepressivos ou de quem precise deles seja um lutador. Um lutador que chegou ao limite das suas forças mentais para enfrentar as adversidades da vida. Ninguém escolhe ficar deprimido ou ter ataques de pânico que surgem inesperadamente. Um lutador também tem o direito de se sentir derrotado.

Tudo parece ser insuportável para quem está deprimido. A vida perde o sabor que tinha… e isto acontece no cérebro, pela falta da produção de hormonas do prazer e da felicidade, como a dopamina ou a serotonina. A sério? Verdade.

A maior discriminação surge no próprio seio familiar. Chegam os comentários tristes ou as críticas de quem nunca passou por isso e realmente não entende, porque simplesmente não entende mesmo. Comentários do tipo: «Estás assim porque queres», «És fraca», «És preguiçosa», «Já tens idade para conseguires superar», etc… só pioram o estado da coisa. Estes comentários alimentam a tristeza de quem já está triste, pois a pessoa vai pensar que não tem o direito de se sentir assim…


Mas claro que tem direito! E é preciso tempo e muita compreensão de quem está à volta. Infelizmente as pessoas não estão preparadas para lidar com doenças emocionais, pois ainda continuamos a viver numa sociedade que dá mais valor ao sucesso profissional e financeiro do que ao sucesso emocional.

Como estão as tuas emoções? Tens enfrentado o que diz o teu coração? É importante analisarmos de onde vem a tristeza, abraçar essas emoções, ou seja, deixá-las fluir, mas procurar ajuda quando já não conseguimos ver mais nada a não ser escuridão.

Nem sempre o tempo cura tudo, por isso é que o nosso corpo vai armazenando emoções negativas que, por sua vez, dão azo a doenças variadas, inclusive as do foro mental.


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.