ColunistasMeditação

Desacelere! seja feliz! seja de bem com a vida!

DESACELERE

 O Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5.000 anos.



A atividade PE a maus antiga e holística maneira de colocar o corpo e a mente em forma, em todo o mundo.

Seu significado PE de união, pois ele une e integra o corpo e a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensaments e com o que sentimos. Juntamente com o aprimoramento do corpo, a prática nos induz a um profundo relaxamento, tranquilidade menta, concentração, clareza de pensamento e percepção interior.

É ainda uma prática antiestresse, pois trabalha o corpo com suavidade e com inteligência. Está integrado no Yoga:


desaceleree

  • técnicas para relaxamento que melhoram a qualidade do sono e ajudam a repor as energias;
  • técnicas de meditação que devolvem para a mente o equilíbrio, a concentração e dão controle sobre as emoções. Assim, uma simples prática de yoga já é um ótimo instrumento para combater o estresse.

Os benefícios não param por aí. Além de combater o estresse, a prática minimiza os níveis de colesterol e controla a pressão arterial, por meio das técnicas de relaxamento e meditação. Elas têm efeito muito positivo sobre o coração e a circulação sanguínea, ajudando a manter sob controle a pressão arterial, evitando os estados emocionais que desencadeiam sua elevação.

Não há restrições de idade, mas há, sim, uma modalidade diferente para cada pessoa. Pode-se praticar com qualquer idade, mas as pessoas com limitações físicas, idosos, gestantes e crianças, por exemplo, precisam de práticas adequadas às suas necessidades. O ideal é conversar com o instrutor e pedir orientações e também ao médico que o acompanha.

Há muitas modalidades e cada uma delas foca mais em um aspecto do que outro: algumas trabalham mais o corpo físico, outras acentuam o trabalho de relaxamento e meditação, outras ainda se voltam para as necessidades especiais, como gestantes, melhor idade, crianças, e até mesmo corredores profissionais.


Por ter tantas opções, todo mundo encontrará uma modalidade que se adapte às suas necessidades. As mais utilizadas são:

  • Ásanas
  • Pránáyána

  • Yoganidra
  • Meditação

É sempre bom fazer um check-up ou conversar com o seu médico antes de iniciar qualquer prática e até mesmo o Yoga.


Os benefícios do Yoga na saúde do corpo e da mente são muitos. Vale lembrar que eles dependem da regularidade com que você pratica. E, embora demore alguns meses para se manifestarem, esses benefícios o acompanharão por toda a vida. Vejamos alguns:

  • Desenvolve o tônus muscular;
  • Alonga a musculatura, devolvendo agilidade ao corpo;

  • Amplia a capacidade pulmonar;
  • Fortalece o sistema cardiovascular;
  • Reduz o estresse;
  • Aperfeiçoa a postura;

  • Melhora a circulação;
  • Aumenta a resistência física, o equilíbrio e a consciência corporal.

desacelere


Já está liberado para a atividade? Então, saiba que é possível praticá-la todos os dias e os resultados tornaram surpreendentes, pois fortalecerá e energizará seu corpo rapidamente, o que o deixará estimulado a sempre continuar.

Seguir o fluxo…

Artigo Anterior

Fazer o bem sem olhar a quem: um ato para vida toda!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.