ColunistasComportamentoReflexão

Desafie as sombras!!

Incontáveis são as lágrimas que vi essa bela e incrível mulher derramar…



A sutil introdução já o faz ter uma ideia do quanto ela é especial, habilidosa, dócil e inteligente. Carreira consolidada, mãe de um menino encantador, bem vista e respeitada pela sociedade, exceto por ela mesma.

Trinta e cinco anos de idade e uma inútil bagagem de culpas e rejeições que ela não sabe como se livrar. Coleciona diplomas em diversas áreas de economia e administração de empresas, possui talento distinto para cativar pessoas com sua delicadeza e amabilidade, porém como muitas de nós, tornou-se vítima de escolhas erradas impulsionadas pela carência e falta de conhecimento da majestosa mulher que sempre foi.

Lembro-me de vê-la frequentemente chorando e lamentando o destino cruel que lhe foi traçado: relacionamentos abusivos, traumas, humilhações… Longe da família, devido a profissão, vivia em constante solidão, em um emaranhado de brigas e desentendimentos com o ex marido e pai de seu filho.


Mas será que ela realmente foi vítima do destino? Ou escolheu esconder-se em seu casulo, sob o olhar de pena das pessoas ao seu redor…. Calaram sua voz? Ou ela escolheu ficar muda diante das agressões que sofria o tempo todo…. Roubaram seus sonhos? Ou ela optou por abandoná-los…

Haviam algemas, correntes e mordaças em seu corpo que a paralisavam e silenciavam sua dor? O que ainda faltava para que ela decretasse seu valor e independência?

Sentia-se velha!

Sentia-se feia!


Sentia-se inferior!

Sentia-se incompreendida!

Sentia raiva! (Das pessoas e de si mesma).

Sentia que o Universo conspirava contra ela!


Sentia infinitos sentimentos negativos, exceto gratidão…. Passou então a acumular relacionamentos fracassados, na tentativa de preencher o vazio que imperava em sua vida. Como não julgava-se capaz de ser amada e respeitada, aceitava “o que viesse”, com a estúpida desculpa de que não mais estava em condições de escolher e que deveria agradecer por alguém a ter notado. Foi assim explorada emocionalmente e financeiramente, contraindo dívidas e o infeliz bônus de uma depressão ainda mais agravada. Passou a estocar frustrações seguidas de frustrações.

As prisões da alma são as mais difíceis de se libertar, quando condenados, uma dose gigante de força interior é necessária para que a libertação ocorra.

Amava exibir em suas redes sociais fotos de jantares, viagens e passeios (totalmente pagos por ela) com seu “amor”, na inútil tentativa de refletir uma falsa felicidade mascarada pela profunda realidade de ter que “pagar para obter afeto”, na esperança de provar seu valor para o ex marido que não a valorizou.

Mais uma notável mulher que cai na armadilha do conformismo…


O que você diria a ela? Existe algo de semelhante entre esta história com a sua?

Infelizmente não me foi permitido dizer as palavras que guardei para ela, as dores de sua alma acabaram tornando-a inacessível e impenetrável quando o assunto era sua vida pessoal. Muitas vezes parecia que ela já possuía conhecimento de toda a teoria, mas não aceitava, ou não conseguia reunir forças para encarar a mais dura batalha: com ela mesma.

Desafie as sombras existentes dentro de você!

Diga a elas que sua força interior é capaz de realizar milagres!


Não aceite jamais menos que o melhor! Seja sua melhor versão!

Bianca Toledo compôs uma bela canção, que soa como poesia a nossa alma:

Ofereço ela, não apenas para a bela mulher descrita em nosso texto, mas para todas nós, Divinas Criações de Deus…

“Mulher teu valor excede o de finas jóias..


Mulher teu valor está em ti…

 O mundo quer te convencer
Que você já não tem mais valor…


O mundo quer te convencer…
Que você precisa se expor
Para ter carinho, atenção, amor…

Mas teu valor não está em nada do que você faz


Não se sinta incapaz…
Teu valor não está em nada do que você tem…

  Não está nos teus bens
Teu valor é imutável…

 Não se menospreze…. Teu valor é imutável…”

E quando o sentimento de incapacidade, inferioridade ou culpa assolar sua alma, vença o medo e não hesite:

Desafie as sombras!!!

18 frases do padre fábio de melo sobre o amor…

Artigo Anterior

Por que eles nos traem?

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.