Testes

Desafio lógico: “Uma mãe tem 30 reais para dividir entre suas duas filhas. Que horas são?”

Você consegue encontrar a resposta desse desafio? Teste-se!



Uma das qualidades que nos ajudam a ter sucesso em qualquer área da vida é a capacidade de saber usar o cérebro a nosso favor. Seja durante conversas, estabelecimento de metas ou no momento de lidar com os desafios da vida, manter a nossa mente organizada e exercitada sempre nos ajuda a ir além do comum e conseguir respostas e planos que podem nos levar muito mais longe.

Cada um de nós tem mais facilidade em determinado tipo de raciocínio, mas existe um deles que é fundamental todos dominarmos, ainda que ao menos das formas mais básicas: o raciocínio lógico.

Trata-se de um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica, para que sejamos capazes de resolver um enigma ou problema. Para dominar o raciocínio lógico, precisamos de uma capacidade muito boa de estruturar os próprios pensamentos e interpretar as informações que nos são fornecidas.


Em nosso dia a dia, esse raciocínio está presente, embora de maneira simplificada. Também o aprendemos na escola e na vida adulta, dependendo da carreira que escolhemos seguir. Os testes de raciocínio lógico são bastante comuns em concursos para testar a capacidade dos candidatos de pensar além do básico.

Você se considera bom em desafios lógicos? Trouxemos um teste que provará se você realmente consegue captar informações que não são expressas com muita clareza. A imagem acima circula pelas redes sociais e tem colocado muitas pessoas para pensar.

A imagem traz o enunciado: “Uma mãe tem 30 reais para dividir entre suas duas filhas. Que horas são?” e pede para que você escolha uma opção entre as mostradas logo abaixo. Você consegue resolver o enigma?

Analise bem e tente chegar a um resultado. Teste a sua habilidade com esse tipo de exercício ótimo para o cérebro! Conseguiu? Se ainda não, vamos dar o resultado.


A resposta certa é a opção “d) 1:45”. Não há como chegar a essa resposta através de cálculos. A resolução é puramente lógica.

É muito comum para nós dizer as horas evidenciando a quantidade de minutos restantes para a hora seguinte, por exemplo: são cinco para onze, vinte para as 3, etc. Através desse conhecimento conseguimos encontrar a resposta.

A hora marcada na opção correta é “uma e quarenta e cinco”, ou seja, quinze para as duas. Se uma mãe precisa dividir 30 reais para as duas filhas, então cada uma terá 15. Conseguiu entender? Esse teste pode ser complicadinho, mas abre nossas mentes para pensarmos de maneiras diferentes!


“Me senti excluído”: menino cadeirante é expulso de parque por conta da sua deficiência

Artigo Anterior

“Sei o que é passar fome”: mulher que viveu nas ruas vira dona de lanchonete e alimenta desabrigados

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.