Desafio visual: quantos pontos pretos você vê na imagem? Seus olhos podem te enganar!



Muitos de nós acreditamos ter a visão em dia e uma capacidade incomparável de decifrar enigmas, mas a verdade é que podemos ser muito enganados pelos nossos olhos.

Quantas vezes você já não foi surpreendido por uma ilusão de ótica e percebeu que a realidade única que você enxergava poderia facilmente ser duplicada ou até mesmo triplicada?

O alcance de nossa visão é realmente incrível e pode nos fazer compreender que a realidade que vivemos é apenas uma questão de ponto de vista.

Hoje trazemos um exercício muito legal para testar a suas habilidades de percepção. Trata-se de uma ilusão de ótica criada por dois cientistas da École Normale Supérieure de Paris e da Universidade de Oregon (Estados Unidos).

 

Quantos pontos pretos você consegue enxergar na imagem acima?

Você vai perceber que é muito difícil fazer uma contagem já que eles tendem a desaparecer e nossos olhos os mostram em grupos, o que faz parecer que eles estão o tempo todo em movimento.

Provavelmente a sua resposta não será a mesma dos seus amigos ou das outras pessoas que já fizeram este teste e a resposta para isso é muito simples. Quando os nossos cérebros não conseguem processar uma grande quantidade de informações ao mesmo, eles “mentem” para nós, como uma maneira de compensar a sua falha.



Na imagem, existem doze pontos pretos espalhados, mas nós não conseguimos enxergar todos ao mesmo tempo, e é por isso que eles parecem estar “piscando”.

A ilusão de ótica “The Illusion of Ninio”, que carrega o nome do seu principal autor, já é um pouco antiga, foi publicada pela primeira vez em 2000 e desde então é usada por diversas pessoas, desde leigos que fazem dela uma ferramenta para testar suas capacidades e se divertir com outras pessoas até por profissionais, como matemáticos e psicólogos.

Como os pontos pequenos da ilusão são pretos e apresentados em uma grade brilhante, eles tendem a desaparecer. Vemos apenas alguns grupos por vez e nesses momentos a nossa percepção deixa de funcionar.

Isso acontece por causa de uma limitação que existe em nossa visão, especificamente a visão periférica. Se concentrarmos a nossa visão em um ponto específico, nossos olhos não conseguem se concentrar nas outras as bordas e o cérebro tenta compensar essa limitação de alguma forma, intensificando a informação visual à sua disposição, apresentando tudo como um gráfico contínuo.

Complexo, não é?! Nossos cérebros são realmente incríveis!

Você acertou a quantidade exata de pontos pretos na imagem? Comente abaixo e marque seus amigos para também fazerem o desafio!


Texto escrito com exclusividade para o site O Segredo. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.