O ego tende a ter uma visão muito limitada da realidade, e só aceita seu ponto de vista, sua maneira de compreender o mundo, até mesmo para o amor. Poucas dimensões podem ser mais prejudiciais e destrutivas em todas as áreas do que o egoísmo, seja em termos de amizade, trabalho ou relacionamento.
O ego gosta que as coisas sejam do seu jeito, que o mundo se ordene milimetricamente de acordo com suas perspectivas, sua concepção pessoal do que é certo e errado. Ele não gosta do imprevisto, do espontâneo, nem das reações que escapam ao seu controle.
“Para amar plenamente, temos de “desativar o ego”, permitindo assim que nosso parceiro nos ame livremente, sendo uma pessoa com livre-arbítrio, e não como “nós queremos”. O amor oferecido com espontaneidade e de forma íntegra, é sem dúvida o amor mais completo e autêntico.”
O que está por trás da máscara do ego
Muitas vezes nós começamos relacionamentos com pessoas que mostram virtudes admiráveis no princípio. Aspectos como segurança pessoal, forte autoconfiança e até mesmo inclinação para a proteção, pode nos “deslumbrar” inicialmente.
No entanto, após esse período inicial, à segurança é adicionada a necessidade de controle e obsessão de que as coisas devem seguir suas vontades. Ou seja, o que a princípio confundíamos com “segurança” é, na verdade, um medo muito claro de que “escapemos de seu controle”, e que evidenciemos suas vulnerabilidades.
- “O pior da moda são as mulheres que saem seminuas”, desabafa Carolina Herrera
- Mãe e filha? Mulher inglesa impressiona pela semelhança com a princesa Diana!
- Conto de fadas? Homem se apaixonou e casou com babá dos filhos, 20 anos mais nova!
“As pessoas com um ego forte procuram acima de tudo ser reconhecidas por outros, especialmente por seus parceiros, porque não são capazes de reconhecer a si mesmos. E a razão de tudo isso é o medo, o qual encobrem com a máscara do ego para sobreviver.”
Na verdade, não é fácil desativar o ego da pessoa que amamos. Uma vez que descobrimos esta dimensão, isto é, uma vez percebemos que suas virtudes são realmente uma espada de dois gumes, e que ela usa seu ego para criar expectativas em você, fica claro que sua única intenção é preencher suas próprias lacunas de dominação com um apego prejudicial para cobrir sua imaturidade.
O ego geralmente tem muitas máscaras, e você certamente já conhece algumas:
– Vitimização.
– Procurar ser reconhecido em tudo que faz, diz e expressa, sem considerar os outros.
– Por carga sobre os outros para fazer descarregar-se.
– Culpar outros por qualquer problema ou situação que gera.
– Não permitir a espontaneidade, coisas novas, sair da rotina e ainda menos que você goste de seus próprios hobbies. Colocam paredes entre você e seu crescimento pessoal.
Aprender a desativar o ego
Precisamos entender que o ego é uma maneira de “desligar-se” completamente dos eixos que movem o amor consciente, do amor maduro que é oferecido e forma casais.
Precisamos começar a desistir de fazer as coisas de acordo com as vontades de nosso ego, e apreciá-las da forma com a qual acontecem. Assim você despertará sua verdadeira consciência do amor, abrirá caminho para a espontaneidade da vida cotidiana, a uma liberdade onde não há apegos e todos são seus próprios mestres, porém parte de um projeto comum.
Não podemos esquecer que muitos de nós, de alguma forma, somos um pouco egoístas em matéria afetiva. Tudo tem o seu equilíbrio, mas se você se deixar levar pelo ego em toda a sua intensidade, nunca verá a realidade das coisas, apenas suas próprias necessidades e os sentimentos negativos que ela.
Leve isso em consideração.
___
Traduzido pela equipe de O Segredo
Fonte: La Mente es Maravillosa