Descubra 9 atividades relaxantes para praticar em casa



Trabalho, família e compromissos sociais costumam tornar o dia a dia bem estressante. Com a correria, nem sempre dá tempo de parar e recuperar as energias. No entanto, isso é fundamental para ter boa saúde e qualidade de vida. Por esse motivo, separamos algumas dicas de atividades relaxantes para você!

São opções simples e que podem ser feitas em casa mesmo. Elas vão ajudar a manter a mente mais calma e o organismo em perfeita harmonia. Quer saber quais são? Então, continue lendo este texto até o final!

1. Meditação

Ao contrário do que muita gente pensa, não precisa ir para um mosteiro ou retiro budista para meditar — qualquer pessoa pode fazer isso em casa. Basta escolher um local confortável, em um horário tranquilo e se concentrar em sua respiração.

A meditação é uma técnica bastante estudada pela capacidade de acalmar a mente e favorecer as funções cognitivas. Inclusive, um estudo feito com mais de 3.500 universitários revelou que a prática reduz o estresse.

Além disso, meditar também diminui a ansiedade, promove saúde emocional, beneficia a autoconscientização, reduz a perda de memória relacionada à idade e traz clareza e paz de espírito.


2. Culinária

Se você gosta de culinária, aí está uma atividade que pode ser bastante relaxante. Cozinhando, você experimenta novas receitas, leva alegria e satisfação para as pessoas que ama e ainda acalma a mente.

Não precisa ser nenhum chef para usufruir dos benefícios que a culinária oferece. Basta fazer com amor! Quando você se concentra em uma receita, o processo (até que o prato fique pronto) se assemelha ao da meditação. Sem contar que é uma atividade que estimula os sentidos, ajuda a desenvolver novas habilidade e favorece a atenção e a criatividade.


3. Artes plásticas

Além de relaxar, as artes plásticas estimulam a criatividade e a coordenação motora e ainda favorecem a concentração. Além disso, é uma atividade tão benéfica para o cérebro que se tornou um ramo da Psicologia conhecido como arteterapia.

Sendo assim, se você se identifica com essa atividade, vale a pena investir nela. Você pode pintar, fazer esculturas ou desenhar. Não importa qual seja a sua escolha, pois todas essas opções vão permitir que você expresse suas emoções e elimine o estresse.


4. Jardinagem

A jardinagem é terapêutica e pode proporcionar muita satisfação. O contato com a terra e as plantas promove uma energia recompensadora. Por isso, se você nunca pensou em praticar jardinagem, essa pode ser uma ótima alternativa para afastar o estresse e relaxar a mente.

Se você não tiver jardim em casa, também vale utilizar floreiras ou vasos. Atualmente, é comum se dedicar à jardinagem em apartamentos — basta ter um espaço propício e os utensílios corretos. Por isso, comece hoje mesmo e veja como as plantas e as flores podem ser um ótimo exercício, não só de relaxamento, mas também de autoconhecimento.


5. Dança

Seja qual for a modalidade de dança — forró, salsa, zumba, balé etc —, movimentar o corpo é uma ótima maneira de relaxar. Além do mais, você não precisa ser um dançarino profissional. Portanto, solte o corpo e entregue-se à música em casa mesmo e, assim, poderá usufruir dos benefícios da atividade.

Seu corpo também agradece! Além da diversão, você desenvolve a coordenação motora, promove a sustentação corporal e ainda melhora o ritmo cardíaco. Ah! A dança também favorece a autoestima e é uma excelente maneira de perder peso.




6. Yoga

Yoga é uma prática oriental milenar que, dentre vários benefícios, tem o poder de relaxar a mente. Atualmente, existem escolas e academias que oferecem aulas de yoga — no entanto, é possível fazer em casa também.

Outra vantagem de praticar yoga é a ausência de contraindicações — desde que os movimentos sejam feitos de forma correta, eles só oferecem benefícios para a saúde do corpo e da mente, como:

  • a melhora da flexibilidade;
  • o desenvolvimento da consciência corporal;
  • o favorecimento da concentração;
  • a perda de peso;
  • a redução do estresse.

7. Caminhada

Dar uma volta em um parque ou em um outro local que você gosta pode ser muito bom para a mente. Da mesma forma, praticar a caminhada como atividade física também possui as vantagens de reduzir o estresse e de promover o relaxamento.

Inclusive, é possível caminhar em casa mesmo. Muitas pessoas usufruem dos benefícios da caminhada em esteiras, no conforto do seu lar — e essa opção é perfeita para quem quer se exercitar e distrair sem sair de casa.

Fazendo isso você vai não apenas relaxar, mas também favorecer a saúde do coração, fortalecer os músculos e os ossos e, até mesmo, prevenir o aparecimento de doenças, caso isso se torne uma prática frequente.


8. Técnicas de respiração

Respirar é algo que todo mundo faz, certo? Mas nem sempre é da forma correta. O que acontece é que a maioria das pessoas não sabe o poder que uma respiração consciente e profunda tem. Dentre os benefícios mais comuns dessa prática, está o relaxamento da mente e do corpo.

Além disso, a respiração profunda alivia o estresse, controla a ansiedade, funciona como um calmante natural, melhora a capacidade pulmonar etc. Sendo assim, quando a situação estiver tensa: pare, inspire e expire profundamente. Bastam algumas repetições para o cérebro responder positivamente a esses estímulos.


9. Automassagem

Que tal fazer uma automassagem? Nem sempre é preciso recorrer a outra pessoa para usufruir dos benefícios da massagem relaxante. Existem alguns pontos do corpo que podem ser estimulados — como os de Acupuntura — que liberam o estresse e controlam os sintomas da ansiedade.

Você pode fazer automassagem nas pernas, pescoço, coluna, pés e cabeça. No pescoço, que é uma das partes que mais sofrem com a tensão, você pode fazer o seguinte movimento: com as mãos abertas, apalpe o pescoço e desça lateralmente do topo da cabeça até os ombros. Você pode fazer esse movimentos quantas vezes for necessário. Para finalizar, basta pressionar as vértebras do pescoço com as pontas dos dedos.

Como você pôde ver, existem diversas maneiras de relaxar em casa. Escolha a sua e crie o hábito de recorrer a ela sempre que a tensão e o estresse aparecerem!


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