ColunistasEspiritualidade

Descubra como alcançar a evolução espiritual na prática!

Todos nós acordamos pela manhã, tomamos café, trabalhamos, estudamos…



Ou seja, passamos o dia investindo em diversos tipos de evoluções, com a espiritualidade não é diferente, é preciso estudar, trabalhar, se conhecer para poder alcançar a evolução espiritual na prática.

A ideia de evolução espiritual se relaciona ao conceito filosófico de que tanto a natureza quanto os seres humanos estão em constante evolução e que é preciso buscar a ascensão espiritual e ela se relaciona a alguns conceitos pré-estabelecidos socialmente.

Dentro desta ampla definição, as teorias da evolução espiritual na prática são muito diversas. Eles podem ser cosmológicos (descrevendo a existência em geral), pessoais (descrevendo o desenvolvimento de um indivíduo) ou ambos.


Eles podem ser holísticos (sustentando que realidades superiores emergem e não são redutíveis às inferiores), idealistas (sustentando que a realidade é principalmente mental ou espiritual) ou não-dual (sustentando que não há distinção final entre realidade mental e física). Pode-se considerar todos eles como teleológicos em maior ou menor grau.

Evolução espiritual na prática: múltiplos questionamentos

A questão da criação espontânea versus inteligência ainda não foi resolvida. Não temos uma compreensão clara de como a vida surgiu neste planeta. Quais foram as substâncias iniciais, catalisadores e condições de reações químicas?

Se tivermos a visão de que Deus criou o mundo, devemos justificar o surgimento de novas variantes e espécies. Se tivermos a visão de que Deus continua a criar formas de vida, é importante encontrar a assinatura energética de Deus.


Se tivermos a visão de que Deus não existe, então precisamos fornecer uma explicação para as diferenças fundamentais únicas entre os vivos e os não vivos. Mas, independentemente disso, estamos aqui e precisamos evoluir. Como alcançar a evolução espiritual?

Evolução espiritual: o despertar

Um despertar espiritual é a dissolução da ilusão de que você está separado da natureza e de todas as coisas que te cercam.

Nesta profunda experiência de dissolução, é possível reestruturar as energias das começando pelo ego. Um despertar espiritual é realizado em todo o seu corpo, coração, mente e alma, mas assim que isso irrompeu, você será forçada a ver o quão limitada tem sido em tantos aspectos.


Aquela luz brilhando nas profundezas de nós nos faz uma pergunta poderosa: “Agora que sabemos a verdade, vamos limpar nossa casa ou vamos tentar ignorar nossas ilusões, dores e equívocos?”

Da perspectiva da mente, um despertar espiritual oferece a você uma compreensão mais clara do que é real e do que é ilusório. Você percebe muitas das coisas que são inventadas.

O despertar inicial pode não ser surpreendente para todos. Pode ser mais gradual à medida que o indivíduo começa a ver como aderiu a um determinado modo de vida, decidiu que algumas coisas eram importantes e outras não, e assim por diante.

Os fundamentos da vida também se tornam muito simples à medida que o foco se move organicamente em direção a coisas como amor incondicional, verdade e integridade para com os outros. Mas, ao despertar, também significa desistir e abandonar toneladas de falsas crenças e ilusões sobre quem você pensava ser e o que pensava que a vida deveria ser.


É assim que a mente muitas vezes vê uma evolução espiritual na prática. Lembre-se de que o despertar afetará tudo – seu coração, corpo e energia sutil. Esteja ciente de que compreender intelectualmente uma realização espiritual durante o despertar é apenas o começo de incorporá-la.

Depois do despertar

O despertar é apenas o começo da evolução espiritual na prática. É a luz se acendendo na casa para que você possa ver tudo como ela é. Agora vem a necessidade de limpar, curar e expandir seu espaço. Tudo isso vem em uma onda de energia inteligente.

Às vezes, pode parecer tão forte que o ego inconsciente que pode estar se apegando vai sentir que tudo está “acontecendo com você”. Se você não sente que escolheu essa transformação espiritual radical agora é um momento para escolher conscientemente o que já está acontecendo em sua vida. Em geral, alguns sinais reais de despertar espiritual são:


  • Amor incondicional.
  • Ser capaz de ver claramente o que é real.
  • Perda de desejo ou necessidade de qualquer coisa externa para completar você/totalidade como você já é.

  • Uma profunda sensação de calma, paz ou serenidade.
  • Uma energia permanente que o move de forma inteligente e contínua.

A evolução espiritual tem um começo, que é o despertar, mas não tem um fim. É um processo que deve ser realizado diariamente e eternamente para poder alcançar altos graus de serenidade e equilíbrio.


Quem está bem sem mim, que continue. Não morro mais de amores, confio em mim!

Artigo Anterior

‘Está faltando um pedaço da gente’, desabafa pai de adolescente de 16 anos vítima da Covid

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.