Testes

Descubra o que está sobrando no barco em até 5 segundos!

6 capa Descubra o que esta sobrando na gondola em apenas 5 segundos

As chamadas gôndolas venezianas ilustram o nosso desafio de hoje. Será que você, em tão pouco tempo, é capaz de acertar o que existe de errado nesta imagem?



Quantas vezes nós não nos deparamos com a belíssima imagem acima? Pode ser em filmes, em fotografias consagradas e até mesmo em livros e revistas.

Um homem, na maioria das vezes de porte atlético, de pé em uma gôndola, com um grande e longo remo nas mãos. Sentado, um casal apaixonado, entrelaçando os dedos e apreciando a paisagem que apenas Veneza é capaz de oferecer.

A gôndola veneziana é realmente o símbolo da cidade, e atrai turistas de todas as partes do mundo em busca de experiências e sensações encontradas apenas em lugares icônicos como esse. Não se sabe ao certo os motivos por que tanta magia faz parte do contexto, mas muitos acreditam que é a soma de tudo que o torna ainda mais atrativo. O formato da embarcação, a paisagem e toda a história que ela traz.


Para quem nunca teve a possibilidade de ver de perto, as gôndolas possuem, em média, 11 metros de comprimento, chegando a pesar 600 quilos. Nenhuma dessas dificuldades parece existir quando o gondoleiro usa suas táticas para realizar manobras que, para quem observa, parecem extremamente simples, com um único remo.

Por ser uma cidade aquática, Veneza é projetada para se misturar à paisagem natural, como se o mar e a área urbana fossem uma coisa só. Por isso, além de carregar turistas, as gôndolas também são úteis para se chegar a diversas partes do município, mas com um irresistível e poderoso charme que poucos lugares possuem.

Mas se você imaginou que as gôndolas já foram criadas assim, está enganado! Por percorrer os séculos da história, ela sofreu diversas modificações, tudo para conseguir se adequar às novas gerações e exigências. Estima-se que sua primeira aparição tenha sido em 1094, quando Doge Vitale Failer deu à população uma ilha mais ao sul de Veneza.

Com o passar dos anos, a cidade se tornou um ponto comercial de respeito, e os gondoleiros eram muito bem treinados para ajudar nesse processo. Como muitas pessoas precisavam das gôndolas para suas viagens, a profissão se concretizou como uma das mais populares na cidade.


Foi no século XVI que esse tipo de embarcação atingiu seu ápice, e a cidade chegou a registrar mais de 10.000 exemplares; hoje em dia, Veneza possui cerca de 500 gôndolas apenas.

Ainda hoje, o preço do passeio em uma gôndola, assim como o número de pessoas a serem transportadas, são estabelecidos pelo prefeito de Veneza. E ela chegou a sofrer muitas modificações para se transformar no modelo que conhecemos, já que tradicionalmente era necessário que duas pessoas remassem para que ela saísse do lugar.

A sua estrutura é totalmente assimétrica, tendo o lado esquerdo muito maior que o direito, sendo possível perceber que ela sempre navega mais inclinada de um lado. A assimetria faz com que o centro de gravidade se desloque mais para a direita, com esse lado mais submerso. Com o fundo achatado, os gondoleiros conseguem fazer com que o veículo saia do lugar mesmo em águas bem rasas.

A história da gôndola e como ela acompanha a evolução veneziana é magistral, mas toda essa contextualização serve apenas como dicas para o teste de hoje. Na imagem que mostramos acima, existe um pequeno erro, algo totalmente fora de contexto. Você consegue dizer qual é em apenas 5 segundos? Observe com atenção a figura e, depois de ler o texto, diga. O que tem de errado?


6 2 Descubra o que esta sobrando na gondola em apenas 5 segundos

Direitos autorais: reprodução/redes sociais.

Exatamente! As gôndolas não possuem vela. Se você conseguiu encontrar a resposta dentro do tempo, parabéns! Caso contrário, continue tentando, os testes são excelentes para nos fazer exercitar áreas do cérebro que ainda precisam de atenção.

Insultar e ofender as pessoas não mostram superioridade, apenas falta de respeito e argumentos

Artigo Anterior

Especialistas confirmam: as pessoas mais maliciosas fazem parte destes 3 signos!

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.